Água brilhante em Florianópolis? Entenda fenômeno flagrado por remadores
Nesta semana os remadores do grupo Kanoa Sambaqui vivenciaram um momento inesquecível na Baía Norte
• Atualizado
No amanhecer desta quarta-feira (26), os remadores do grupo KanoaSambaqui vivenciaram um momento inesquecível na Baía Norte em Florianópolis. Eles viram a água ficar brilhante, com pontos azuis balançando conforme a canoa e os remos encostavam no mar.
A proprietária, remadora e capitã do KanoaSambaqui e SupSambaqui, Débora Machado Dutra, conta que presencia esse fenômeno todo ano e é preciso que esteja escuro, com mar calmo e claro:
“Presenciar esse fenômeno é indescritível, mágico, incrível, surreal, um verdadeiro presente da natureza. Por irmos para o mar todos os dias, muitas vezes a natureza nos presenteia com além desse espetáculo, salvar tartarugas, avistarmos golfinhos, cardumes gigantes de peixes nos meses de maio, milhares de águas vivas.”
Pode até parecer feitiço das bruxas da Ilha da Magia, mas na verdade é magia da natureza. Segundo o oceanógrafo e professor da UFSC, Paulo Horta, são algas conhecidas como Dinoflagelados. Ele explica que esse comportamento acontece a partir de uma reação química quando há movimentação na água:
“Quando o remo ou uma onda fazem a alga entrar em contato com maiores concentrações de oxigênio a reação é catalisada e temos a bioluminescência! Quando em condições adequadas de temperatura e disponibilidade de nutrientes, eles se reproduzem e se acumulam, formando o que é chamado de floração”.
Veja momento da água brilhante:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO