Abelhas pet? Sem ferrão, elas podem ser criadas em casa
Conheça a história de uma moradora da Capital que cria nove espécies de abelhas de estimação
• Atualizado
Muitos acreditam que a função das abelhas é produzir mel e produtos como cera e própolis, mas, na realidade, sua principal atividade é ainda maior e mais importante para a vida na Terra. Exatamente por isso que uma moradora de Florianópolis cria nove espécies de abelhas de estimação, que apresentam uma característica diferente: não possuem ferrão.
“As abelhas, além de serem animais incríveis e cheios de sabedoria, elas são fundamentais para nossa vida na Terra. Criá-las em casa, nos centros urbanos, podem ajudar na regeneração dos ecossistemas. Além do mel elas fazem a polinização, que é fundamental para alimentação dos animais terrestres”, diz Stefânia Hofmann, engenheira agrônoma.
No Brasil existem mais 300 espécies de abelhas sem ferrão. Já, em Santa Catarina, existem 27 delas, e algumas estão em extinção. A Stefânia cria nove espécies dentro das 50 caixas espalhadas em vários pontos da casa.
O principal intuito de Stefânia é difundir a criação e cultivo das abelhas, para que as pessoas tenham em casa ou no apartamento, a condição de ajudar o meio ambiente, além, é claro, de colher o próprio mel.
“Essas abelhas também produzem mel, em menos quantidade, um mel medicinal, delicioso e muito usado na gastronomia. Ele é mais ácido do que o outro mel”, explicou a engenheira.
O valor da caixa com abelhas varia de R$ 350 a R$ 850, dependendo das espécies.
Confira a reportagem na íntegra:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO