Marinha do Brasil emite nota sobre morte de banhista em praia de SC
Duas vítimas foram atropeladas por uma lancha, sendo que uma morreu e outra está em estado grave
• Atualizado
A Marinha do Brasil emitiu uma nota oficial sobre o atropelamento por lancha que provocou a morte de um banhista e deixou outro em estado grave na praia central de Balneário Camboriú.
No comunicado, a Marinha informa que a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) tomou conhecimento do acidente envolvendo a embarcação ‘Johnny Reb’, onde dois banhistas que nadavam nas proximidades da Ilha das Cabras foram atropelados em Balneário Camboriú.
A Marinha destacou que prontamente enviou uma equipe ao local para verificar a ocorrência e colher as informações sobre o caso.
Disse ainda que os tripulantes foram ouvidos e que o condutor foi submetido a um teste de alcoolemia, que não detectou a presença de álcool.
O órgão ainda confirmou a morte de um dos banhistas e apontou que o outro segue em estado grave.
Conforme a nota, “não foram encontrados indícios de poluição hídrica, como vazamento de óleo, nem danos ao ordenamento do espaço aquaviário da região”.
Por fim, a Marinha informou que foi instaurado um Inquérito Administrativo para “apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao incidente”. A investigação será enviada em um prazo de até 90 dias para o Tribunal Marítimo, para possíveis medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54.
O que aconteceu:
Na manhã desta quinta-feira (17), um banhista morreu e outro ficou gravemente ferido após um atropelamento por lancha na praia central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado.
Leia também: VÍDEO: Banhista morre atropelado por lancha em praia de BC
Quando a Polícia Militar chegou ao local, equipes do Corpo de Bombeiros já atuavam no resgate das vítimas. Eles relataram que um dos banhistas foi encontrado submerso no mar, em óbito, e o outro havia sido socorrido pelos tripulantes da lancha e levado até a marina. O sobrevivente teve a perna direita arrancada e fratura na perna esquerda. Ele foi encaminhado para o Hospital Ruth Cardoso.
À PM, o condutor da lancha, um marinheiro profissional, de 42 anos, relatou que conduzia a embarcação após a demarcação de 200 metros, sentido norte, próximo à Ilha das Cabras, quando percebeu que havia colidido com algo. Após, avistou duas pessoas na água, sendo que uma já estava desacordada e a outra foi resgatada pelos ocupantes do barco, sendo feito torniquete na vítima e transportada até a marina. De imediato acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
A vítima, um homem de 61 anos, contou aos policiais que estava nadando com seu amigo, com uma bóia sinalizadora, não sabendo precisar em qual distância da praia se encontravam no momento do acidente.
Conforme a PM, no momento do acidente estavam na lancha, o proprietário e seus familiares.
Foi realizado o teste de alcoolemia pela Marinha do Brasil, apresentando resultado zero.
Também foram acionadas a Polícia Cientifica e Polícia Civil, além do Instituto Médico Legal, que estiveram presentes no local. A investigação será conduzida pelas instituições competentes.
Até o momento, a vítima ainda não foi identificada.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO