Manifestantes invadem pista de aeroporto no Peru e paralisam serviços
Os protestos acontecem contra o Congresso e pedem por novas eleições após a deposição do presidente do Peru, Pedro Castillo
• Atualizado
Um grupo que protesta contra o Congresso e por novas eleições após a deposição do presidente do Peru, Pedro Castillo, invadiu a pista do Aeroporto Alfredo Rodriguez Ballón, em Arequipa, segunda maior cidade do país, na manhã desta segunda-feira (12). Os manifestantes destruíram a infraestrutura do terminal e incendiaram a cabine de controle, fazendo com que os serviços fossem suspensos.
Segundo o Ministério dos Transportes do Peru, o aeroporto foi evacuado para garantir a segurança operacional e os voos foram cancelados. O terminal será reaberto quando houver “condições que garantam a segurança dos passageiros, da equipe e de toda a comunidade aeroportuária”, informou a pasta em comunicado.
As manifestações acontecem no mesmo dia em que a nova presidente do Peru, Dina Boluarte — antiga vice-presidente e que assumiu o cargo após a deposição de Pedro Castillo — anunciou a pretensão de antecipar as eleições gerais para abril de 2024. A decisão acontece em meio à intensificação dos protestos no país, que pedem a realização imediata das eleições ao invés de permitir que Boluarte permaneça no poder.
Castillo foi preso por “crime contra os Poderes do Estado, na modalidade de rebelião e conspiração” no último dia 7, por tentar dissolver o Congresso Nacional. Ele foi destituído do cargo de presidente do país após seu plano fracassar.
>>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO