Mais procurado do RS é preso em casa de luxo em SC
Homem apontado como líder da facção Manos foi capturado pela Polícia Civil em Tijucas; condenações somam mais de 170 anos de prisão
• Atualizado
Um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Sul foi preso pela Polícia Civil em Santa Catarina. O homem, apontado como líder da facção Manos, foi localizado em uma residência de alto padrão na área rural de Tijucas, na Grande Florianópolis.
A prisão ocorreu na última quinta-feira (12) durante uma operação conjunta da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS/DEIC) da Polícia Civil de Santa Catarina e da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN/DENARC) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Segundo as autoridades, o criminoso possui condenações que somam mais de 170 anos de reclusão por crimes como roubo e tráfico de drogas.
Foragido desde 2024
Contra ele havia seis mandados de prisão em aberto, além de registro na Difusão Vermelha da Interpol e no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
O homem estava foragido desde julho de 2024, quando rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu. Na ocasião, ele havia recebido autorização para sair da prisão para realizar uma cirurgia de hérnia de disco.
Desde então, passou a ser considerado um dos principais alvos das forças de segurança gaúchas.
Prisão em imóvel de luxo
As investigações indicaram que o criminoso estava escondido em uma casa de alto padrão na localidade de Sorocaba, área rural de Tijucas. De acordo com a Polícia Civil, no momento da abordagem ele estava na banheira do imóvel.
Por conta do histórico de liderança em organização criminosa e das tentativas anteriores de fuga, a operação foi considerada de alto risco. Havia também indícios de que o investigado poderia deixar o país nos próximos dias.
Transferido para o Rio Grande do Sul
Após a captura, o preso foi levado inicialmente ao Presídio de Tijucas. Nessa sexta-feira (13), ele foi transferido para o Rio Grande do Sul, com apoio do Serviço Aéreo da Polícia Civil gaúcha, onde deverá cumprir as penas determinadas pela Justiça.
Segundo a Polícia Civil, a ação reforça a importância da cooperação entre forças de segurança de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no combate ao crime organizado.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO