Mais de 500 trabalhadores da Berneck, em Lages, entram em greve
As principais reivindicações dos operários são: falta de café da manhã no trabalho e de vale-alimentação de forma igualitária.
• Atualizado
Mais de 500 funcionários da empresa Intecnial, que trabalham na obra da Berneck, na BR-116, em Lages, entraram em greve na manhã desta quinta-feira (30). Tudo começou quando um dos operários, Gilvan Carvalho, chegou para trabalhar nesta quinta-feira e foi impedido por estar com uma mochila. Ele estuda no curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e leva sempre caderno e livros. A humilhação que Gilvan alega que passou, quando chegou na empresa, foi o estopim para seus colegas de trabalho se mobilizarem e cruzarem os braços.
As principais reivindicações dos operários são: falta de café da manhã no trabalho e de vale-alimentação de forma igualitária, pois somente alguns funcionários recebem. A periculosidade é apontada pelos trabalhadores como outro problema, pois segundo Gilvan, há rede energizada e não há segurança no local. “Outra situação errada que eles estão fazendo é o parcelamento da rescisão e a falta de treinamento para os operários na obra, que sobem em grandes alturas, sem nenhum preparo.”
Eles também reclamam das condições precárias do vale-transporte e da moradia. A obra começou em janeiro e segundo os funcionários, essas reivindicações são somente algumas. Em um caderno, foram escritas três páginas de situações que eles não aceitam mais no trabalho. A greve continuará até acontecer um acordo.
Na tarde desta quinta-feira, o presidente Benedito Camargo e outros representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, junto com cinco trabalhadores, fizeram uma reunião para tentar entrar em um acordo com a Berneck e Intecnial. Por conta disso, a Clube não conseguiu acesso aos representantes da empresa. Quando houver novidades, atualizaremos os ouvintes e internautas da rádio Clube.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Receba as principais notícias
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO