Cotidiano Compartilhar
Obras

Maior obra de abastecimento hídrico de SC será entregue em 2024

A previsão de conclusão da obra é para janeiro de 2024.

• Atualizado

Redação

Por Redação

com informações de Felipe Bastos

Os trabalhos na maior obra de abastecimento hídrico de Santa Catarina, o projeto do rio Chapecozinho, estão 50% concluídos. A obra tem o objetivo resolver o problema do abastecimento de água que atinge municípios do Oeste catarinense. Pelo menos cinco cidades serão beneficiadas. A previsão de conclusão da obra é em 2024, quando o sistema estará apto a captar, tratar e distribuir.a água.

Os motoristas que passam pela rodovia SC-480, entre Xanxerê e Bom Jesus, observa a grande movimentação de funcionários. Uma macroadutora está sendo construída em uma área onde os mananciais próximos são vulneráveis as estiagens que atingem o Oeste. Mais de 500 mil moradores serão beneficiados.

“Após a estação de tratamento, com adutora, a gente chega até o reservatório de Xanxerê com volume significativo de seis milhões litros, passando por esse reservatório, chegante até Xaxim, outro reservatório com mais três milhões e meio de litros que atendera toda a demanda da região”, explicou o superintendente regional da Casan Daniel Scharf.

Municípios como Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Cordilheira Alta e Bom Jesus, não devem sofrer mais com a falta de água nos próximos anos. O investimento é de mais de R$ 390 milhões, e vai permitir uma vazão de 1,25 mil litros de água por segundo, com uma reserva de 17,5 milhões de litros, em quatro reservatórios.

A obra vai transportar água bruta do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 quilômetros de extensão. Os serviços estão sendo executados em várias frentes. Começam na adutora de água bruta, no Rio Chapecozinho, no município de Bom Jesus, onde está sendo feito o assentamento da tubulação, e seguem até a estação de tratamento de água em Xanxerê.

“É uma obra extremamente importante e urgente. A água é uma questão de saúde e de qualidade de vida. O investimento é grandioso, mas os benefícios são ainda maiores tanto para a nossa como para as futuras gerações. É nosso dever, enquanto gestores públicos, buscarmos alternativas e atuarmos para mitigar possíveis efeitos das mudanças do clima, como o caso da estiagem, tão recorrente na região”, destacou o governador Carlos Moisés.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.