Maior cometa já descoberto no Sistema Solar fica mais próximo da Terra
O cometa atingirá seu ponto mais próximo da Terra no ano 2031, mas não oferece perigo ao planeta, de acordo com cientistas
• Atualizado
O cometa Bernardinelli-Bernstein, o maior já registrado no Sistema Solar, atingirá seu ponto mais próximo da Terra no ano 2031, mas não oferece qualquer perigo ao planeta, de acordo com cientistas.
Conhecido como C/2014 UN271 entre especialistas, o cometa foi descoberto em 2014, com a ajuda do astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli. Medindo entre 100 a 200 km de diâmetro, ele é dez vezes maior do que qualquer outro cometa já descoberto e, embora atinja sua maior proximidade daqui dez anos, o fenômeno não deve ser visto a olho nu da Terra.
Quando foi visto pela primeira vez, em 2014, o Bernardinelli-Bernstein – nome dado e homenagem aos cientistas que o descobriram – estava a 4 bilhões de km do Sol e, em junho de 2021, diminuiu a distância para 3 bilhões de km.
“Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto – ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado – e o capturamos cedo o suficiente para que as pessoas o vejam evoluir à medida que se aproxima e aquece”, disse o cientista Gary Bernstein.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO