Cotidiano Compartilhar
MISTÉRIO DE 100 ANOS!

Macabro: Pé de alpinista desaparecido desde 1924 é encontrado no Everest

Sumiço de Andrew 'Sandy' Irvine é um dos maiores mistérios do montanhismo

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Jimmy Chin/Reprodução.
Foto: Jimmy Chin/Reprodução.

Se você é fã de histórias bizarras, senta que lá vem mais uma! O pé do alpinista Andrew Comyn Irvine, conhecido como Sandy, desaparecido desde 1924, foi encontrado no Monte Everest. Uma equipe que fazia uma expedição localizou a bota e o pé preservado do aventureiro.

Conforme noticiado pelo SBT News, os restos mortais foram encontrados pelo fotógrafo e cineasta Jimmy Chin, que liderava uma expedição da National Geographic em setembro deste ano. A bota foi localizada na face norte do Monte Everest.

Segundo Jimmy, dentro da bota foi encontrada uma meia com as iniciais “AC Irvine”, por isso se acredita se tratar de uma parte do corpo do alpinista desaparecido há mais de 100 anos.

Chin descreveu o momento: “Levantei a meia e há uma etiqueta vermelha com AC IRVINE costurada nela”. Jimmy disse que ele e seus companheiros reconheceram o significado do momento em uníssono. “Estávamos todos literalmente correndo em círculos soltando palavrões”.

Mistério de mais de 100 anos resolvido?

Andrew Comyn Irvine e seu parceiro George Mallory desapareceram durante uma expedição ao Monte Everest em 1924. Eles queriam se tornar os primeiros a alcançarem o topo da montanha, meta que só foi conquistada oficialmente 29 anos depois, por Tenzing Norgay e Edmund Hillary. Conforme relatos, a dupla foi vista pela última vez a cerca de 245 metros do cume.

Os restos mortais de Mallory foram localizados em 1999, mas o corpo de Irvine permaneceu desaparecido desde então.

Macabro: Pé de alpinista desaparecido desde 1924 é encontrado no Everest
Foto: National Geographic/Erich Roepke.

“Quando alguém desaparece e não há evidências do que aconteceu com eles, pode ser realmente desafiador para as famílias. E apenas ter alguma informação definitiva de onde Sandy pode ter ido parar é certamente [útil], e também uma grande pista para a comunidade de escalada sobre o que aconteceu”, ressaltou Jimmy Chin após encontrar o pé de Irvine.

Os restos mortaias serão analizados e um teste de DNA que deve confirmar a identidade do pé.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.