Livro que conta a história da cerâmica dos povos originários será lançado em Joinville
O lançamento da obra contará com a presença de especialista na área da arqueologia e lideranças indígenas
• Atualizado
Na sexta-feira (19), acontece o lançamento do livro “Um barro lançado ao futuro”, idealizado pela designer Isadora Terranova e pela arquiteta Paula Delai Riedi em colaboração com as lideranças indígenas Marilene Escobar e Wilson Moreira e os participantes do projeto Laboratório de Cerâmica Futuro Ancestral. O evento ocorre a partir das 19h, no Anfiteatro da Univille, em Joinville.
O projeto foi realizado pelas profissionais em 2022 e tinha como pano de fundo a história da cerâmica produzida na região de Joinville com foco nos povos originários. O debate contará com a presença da professora e pesquisadora Dione da Rocha Bandeira e com as lideranças Marilene Escobar e Wilson Moreira, além das idealizadoras da obra.
De acordo com a arquiteta Paula Delai Riedi, o livro não é apenas uma publicação, mas o início de um resgate e promoção dos saberes cerâmicos produzidos pelos povos que viviam no território de Joinville.
“Buscamos celebrar as simbologias deles e estabelecer conexões com discussões contemporâneas sobre identidade”, afirma a arquiteta.
Segundo Isadora, o livro é resultado de uma pesquisa singular e inédita, fruto de encontros colaborativos entre lideranças indígenas, artistas, pesquisadores, educadores e arqueólogos.
“É preciso salientar ainda que a obra também conta com um Material Educativo elaborado pela pesquisadora e educadora Deise Aparecida de Oliveira, visando ser uma ferramenta para aqueles que desejam apropriar-se do processo e repeti-lo”, explica a designer.
Além disso, serão impressos 500 livros. Uma parte dos exemplares será destinada gratuitamente a centros culturais, bibliotecas, museus, bem como à Secretaria de Educação de Joinville, visando a distribuição a professores, e ainda a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Outra parte dos livros será entregue às lideranças indígenas da Aldeia Ka’aguy Mirim Porã, para a comercialização da obra e retorno da verba à própria comunidade.
Oficinas
Além da publicação da versão impresso do livro “Um barro lançado ao futuro” o projeto contempla quatro oficinas gratuitas baseadas nos ensinamentos da obra. As atividades ocorrem nos meses de abril e maio, em espaços diferentes e para públicos diversos.
Para participar das oficinas é necessário se inscrever por meio do formulário online. As atividades são gratuitas, no entanto as vagas são limitadas.
Confira a programação do evento
- Bate-papo e Lançamento Oficial do Livro “Um Barro Lançado ao Futuro – Laboratório de Cerâmica Futuro Ancestral”
19 de abril – sexta-feira
Anfiteatro da Univille: Rua Paulo Malschitzki – Zona Industrial Norte
19h às 21h
- 19.04.2024 Oficina teórico-prática para Educadores da Rede Pública de Ensino
Local: Centro de Artes e Design (CAD) – Univille
Endereço: Rua Paulo Malschitzki – Zona Industrial Norte
Horário: 13h às 18h
- Oficina de cerâmica para crianças (6 a 12 anos)
Biblioteca Comunitária Lutador Dito – AMORABI – Rua dos Esportistas, 510 – Itinga
20 de abril – domingo
9h às 14h
- 10.05.2024 – Oficina teórico-prática para Educadores da Rede Pública de Ensino, com foco em Escolas Indígenas Estação Cidadania e Cultura – CEU do Aventureiro
Rua Theonesto Westrupp, 627
13h às 18h
- 11.05.2024 – Oficina de cerâmica para crianças (6 a 12 anos).
Estação Cidadania e Cultura – CEU do Aventureiro
Rua Theonesto Westrupp, 627
13h às 18h
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO