Litro do leite sobe 40% e afeta famílias de baixa renda
Valor do alimento chegou a dobrar em algumas regiões do país. Situação de insegurança alimentar cresce
• Atualizado
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor do litro do leite subiu 40% no país neste ano e, em algumas regiões, o preço chegou a dobrar de valor. Nesse cenário, está Nathiele Gonçalves, mãe da pequena Kiara, de quatro anos.
Lamentando e chorando por conta da situação, Nathiele teve que usar leite em pó para garantir o mínimo para a filha, assim como muitas outras famílias em todo o Brasil.
“Tem vezes que eu consigo ter forças, mas tem vezes que é um ‘será que vou conseguir?'”, questiona Nathiele, que conta com a ajuda de vizinhos e, como parte do sustento, de auxílios governamentais.
De acordo com o economista Everton Lopes, a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e a entressafra aumentaram o custo de produção do leite. A perspectiva é que o preço abaixe, mas não serão os mesmos de antes da pandemia.
Diante da situação calamitosa, famílias de baixa renda esperam o momento em que o preço do alimento, tão importante para o desenvolvimento das crianças, abaixe para conseguir inseri-lo no dia-a-dia.
ASSISTA A REPORTAGEM
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO