Cotidiano Compartilhar
GREVE EM BLUMENAU

Liminar determina a retomada imediata da coleta de lixo em Blumenau

Trabalhadores entraram em greve nesta segunda-feira (23)

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Reprodução SCC Meio-Dia/Marcos Fernandes.
Foto: Reprodução SCC Meio-Dia/Marcos Fernandes.

Uma liminar da Justiça do Trabalho determinou a retomada imediata do serviço de coleta de lixo em Blumenau. Os trabalhadores haviam entrado em greve, sem previsão de término, na manhã desta segunda-feira (23), quando fizeram uma manifestação em frente a empresa, no bairro Salto do Norte.

Os funcionários pedem pela manutenção dos caminhões, mais equipamentos de proteção individuais, reajuste no salário, vale-alimentação, fim das demissões e outras solicitações relacionadas à segurança.

Liminar garante a coleta de lixo em Blumenau

Em nota divulgada pela RACLI Limpeza Urbana, responsável pelo serviço na cidade, a empresa anunciou que foi publicada uma liminar nesta segunda-feira determinando a retomada imediata de pelo menos 70% do serviço de coleta de lixo em Blumenau.

“Segundo a decisão da Justiça do Trabalho, o sindicato da categoria precisa garantir o acesso pleno e irrestrito às dependências da empresa pelos colaboradores que não aderiram à greve, como também a livre circulação dos veículos. Se descumprir a decisão, assinada pelo desembargador Hélio Bastida Lopes, o sindicato terá de pagar uma multa de R$ 50 mil por dia”, divulgou a RACLI.

O comunicado ainda continua: “A RACLI defende que esta é uma paralisação illegal e abusiva, visto que a empresa já atende a todas as demandas levantadas em assembleia pelo sindicato, e acredita que a decisão da Justiça sobre essa ilegalidade deve sair nos próximos dias. Comprometida com a prestação dos serviços ao município, bem como com os empregados que querem seguir trabalhando em segurança, a RACLI fará valer a decisão em sua plenitude”.

O que diz o Samae Blumenau:

Em nota, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, órgão responsável pela contratação da RACLI por meio de licitação, informou que foi comunicado sobre a liminar pela empresa.

Ressaltou ainda que: “O Samae espera que o sindicato da categoria e os trabalhadores da coleta de lixo obedeçam à decisão judicial e atuem para prestar o essencial serviço da coleta de lixo na cidade de Blumenau”.

Greve após morte de coletor

Liminar determina a retomada imediata da coleta de lixo em Blumenau
Foto: arquivo pessoal | Corpo de Bombeiros

A ação ocorre após a morte de Ezequiel Albino Ramiro, de 27 anos, coletor que foi esmagado pelo caminhão de lixo, no último dia 10 de setembro. O caso ocorreu no bairro Progresso, em Blumenau. O acidente ocorreu por volta das 8h40.

Conforme o motorista, o caminhão perdeu o controle enquanto subia uma ladeira e começou a descer de ré. O veículo foi direcionado para um barranco, mas acabou tombando lateralmente.

Dois coletores estavam na parte externa do caminhão. Um dos trabalhadores foi esmagado pelo veículo e veio a óbito. O outro colaborador não sofreu lesões.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, o SAMU, a Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas para atender a ocorrência.

Assista a reportagem do SCC Meio-Dia:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.