LIDE SC e Startup SC firmam parceria para acelerar inovação das empresas
Parceria será fomento à inovação aberta através da conexão de grandes empresas e fundos de investimento com ecossistema de startups
• Atualizado
O LIDE SC e o programa Startup SC firmaram parceria institucional inédita, com perspectivas de ações em diversas frentes. A primeira delas é o LIDE como mantenedor do programa Startup SC 2025, permitindo a aproximação de startups catarinenses com as grandes indústrias do ecossistema LIDE.
A formalização da parceria ocorreu em Lisboa, durante o lançamento do Startup Summit 2025.
Para Lucas Miguel Gnigler, Diretor de Inovação do Sistema LIDE SC e RS, a parceria vai contribuir com um dos objetivos do LIDE em 2025: a aproximação entre as grandes empresas do LIDE e iniciativas de tecnologia. “Temos o papel de fomentar a conexão das grandes empresas com negócios de base tecnológica, mas para isso precisamos identificar startups não só inovadoras, mas com time forte, potencial de escala e estratégia robusta de acesso ao mercado.”, resume Lucas.
A parceria também vai dar origem à lista das startups catarinenses de grande potencial de geração de valor, iniciativa do Sistema LIDE SC e RS com o programa Startup SC do Sebrae/SC e apoio da Associação Catarinense de Tecnologia. Junto à ACATE, a parceria se dará por meio do Programa ACATE Invest, que promove matches assertivos entre investidores e startups, com acompanhamento especializado e suporte estratégico para que o investimento atenda às expectativas e preferências de ambas as partes.
O levantamento das “startups to watch” em SC e no RS acontecerá no início de 2025, e contará com processo seletivo que abrange temas como potencial de inovação, tração comercial, perfil da equipe, diversidade e captação de investimentos, e informações de cases de impacto e resultados para avaliação pelo comitê curador da Lista. As startups com inscrições validadas passarão por triagem e análise técnica de especialistas que darão às empresas notas referentes a critérios como grau de inovação, equipe, maturidade da solução, impacto no mercado e para stakeholders, ESG e potencial de geração de valor para sociedade.
Para Valda Stange, CEO da TopMed e líder da Vertical de Inovação do LIDE SC, a parceria permite uma troca valiosa. “As grandes empresas do LIDE buscam inovação aberta e adoção de tecnologias, enquanto as startups geram negócios e desenvolvem aprendizados com líderes de empresas catarinenses de destaque, referências em seus mercados.”, destacou Valda.
Claiton Galdino, Diretor de Novos Negócios da Feba Capital, vai liderar a nova vertical Venture Capital do LIDE SC. A Feba Capital investe em startups early stage, e além de capital financeiro fornece suporte de especialistas em todas as áreas de negócios para as startups investidas. “Liderar essa vertical no LIDE permite à FEBA a conexão com as maiores empresas catarinenses, que estão priorizando o investimento em negócios tecnológicos na sua estratégia de crescimento. Na nova Vertical vamos fomentar o debate sobre oportunidades e investimentos, e conectar players estratégicos, promovendo a inovação aberta e novos negócios, além da conexão de empresas do mercado de venture capital, private equity e fundos de investimento para troca de experiências e boas práticas.”, conclui Claiton.
O Sistema LIDE SC e RS é a plataforma que conecta as principais lideranças empresariais, institucionais, autoridades, mídia especializada, e formadores de opinião, dos dois Estados que juntos geram R$ 1 trilhão de PIB, segunda maior representatividade da riqueza do país atrás apenas de São Paulo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO