Pesquisa revela que laranja e abacaxi são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos
O levantamento analisou 3.294 amostras
• Atualizado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um estudo sobre a presença de agrotóxicos em alimentos que consumimos diariamente. O levantamento analisou 3.294 amostras de alimentos de 76 municípios em todo o país.
A pesquisa analisou diversas frutas, legumes e verduras, como laranja, abacaxi, alface e tomate, e constatou que alguns deles possuem níveis elevados de substâncias químicas prejudiciais à saúde.
No estudo, as amostras de laranja e de abacaxi apresentaram o maior percentual de resíduos de substâncias químicas e, por isso, foram considerados alimentos que representam risco agudo para saúde da população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 mil mortes por ano acontecem pelo consumo ou contato com essas substâncias. O Brasil, país importante no mercado do agronegócio, é líder no consumo desses insumos desde 2008.
A exposição humana a essas substâncias químicas vem sendo estudada há alguns anos pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde e já foram identificadas uma série de relações dos agrotóxicos com doenças crônicas como câncer, infertilidade, desregulação hormonal e malformações. Já no caso das intoxicações, podem gerar dificuldades para respirar, tremores, abortos, dermatite, vômitos, náuseas e até morte.
O que são agrotóxicos?
Agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura para proteger as plantações contra pragas e doenças. Embora aumentem a produção de alimentos, eles também podem causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Por que os agrotóxicos são um problema?
A exposição aos agrotóxicos está associada a diversas doenças, como câncer, problemas hormonais, infertilidade e malformações. Além disso, eles contaminam o solo, a água e o ar, prejudicando a vida de diversos organismos, como as abelhas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO