Kombi com símbolo que remete ao nazismo circula por Florianópolis
Águia estilizada era utilizada como emblema nacional durante o domínio nazista
• Atualizado
Nesta semana uma kombi com adesivos, com parte de um símbolo associado ao nazismo, foi flagrada estacionada em Florianópolis, Capital catarinense. A águia estilizada, colada nas duas portas do veículo, era utilizada durante o domínio nazista como emblema nacional, entretanto, na época o símbolo era combinado com uma suástica.
A Associação Israelita Catarinense (AIC) recebeu uma denúncia, por canais de comunicação internos, sobre a circulação da kombi pela cidade. Eduardo Gentil, presidente da Associação informou o material consoante ao caso foi encaminhado para as autoridades competentes e está sob análise. “A Associação Israelita Catarinense (AIC) repudia veementemente qualquer manifestação nazista e está em permanente vigilância para que esta aberração jamais volte a ter espaço na sociedade”, afirmou em nota a AIC.
Confira imagem da kombi com o símbolo que remete ao nazismo:
Apologia ao nazismo
De acordo com a Lei Nº 7.716, de janeiro de 1989, praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime, com pena de reclusão de um a três anos e multa.
Segundo o artigo 20 da mesma lei, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo é crime passível de reclusão de dois a cinco anos e multa.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO