Cotidiano Compartilhar
Sintoma Ignorado

Jovem descobre malformação rara no cérebro após anos com tontura

Sintomas como tontura, fraqueza e dor levaram estudante a buscar diagnóstico

• Atualizado

Redação

Por Redação

Jovem descobre malformação rara no cérebro após anos com tontura – Imagem: reprodução/ Metrópoles
Jovem descobre malformação rara no cérebro após anos com tontura – Imagem: reprodução/ Metrópoles

A estudante norte-americana Daniele Gray, de 20 anos, descobriu em 2025 que sofria de malformação de Chiari tipo I, condição rara em que parte do cerebelo, região do cérebro responsável pelo equilíbrio, desce para o canal da medula espinhal, pressionando estruturas vitais e causando sintomas neurológicos graves.

O problema começou em 2017, quando Daniele, então com 13 anos, acordou sem conseguir andar. Na época, médicos diagnosticaram transtorno neurológico funcional, uma condição que afeta movimentos e sensações sem apresentar lesões em exames. Ela fez fisioterapia e voltou a caminhar normalmente.

Apesar de sentir tonturas ao longo dos anos, a família acreditava que o problema estava resolvido. Em setembro de 2025, aos 20 anos, os sintomas pioraram: tontura intensa, dores de cabeça fortes, fraqueza e dores nos braços e nas pernas. “Meu instinto dizia que algo estava errado”, afirmou Daniele à revista People.

Após insistir por uma ressonância magnética, realizada em 20 de outubro, os exames mostraram que parte do cerebelo estava pressionando o canal da medula espinhal. O deslocamento era de 20 milímetros, bem acima do limite que indica risco sério, que é de 5 milímetros. O exame também revelou um siringe, cisto com líquido dentro da medula, que se estendia da vértebra cervical C6 até a torácica T1.

Diante da gravidade, Daniele buscou um neurocirurgião e passou por cirurgia de descompressão cerebral em 15 de dezembro de 2025, para aliviar a pressão no cérebro e na medula. Ela ficou cinco dias internada.

No início da recuperação, Daniele precisou usar um andador por cerca de um mês devido à rigidez no pescoço. Hoje, meses após a cirurgia, a jovem relata melhora gradual, sente menos dor e está mais ativa, embora ainda enfrente desafios no processo de recuperação.

O que é a malformação de Chiari tipo I?
É uma condição rara em que parte do cerebelo desce para o canal espinhal, prejudicando a circulação do líquido que protege cérebro e medula. Entre os sintomas estão:

  • Dor de cabeça intensa
  • Tontura
  • Dor no pescoço
  • Fraqueza
  • Dificuldade para andar

*Com informações de Metrópoles

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.