Cotidiano Compartilhar
E AGORA?

Jornal confundiu Nicolás Maduro com Ratinho? Imagem viral levanta dúvidas nas redes; entenda

Montagem circula após ataque dos EUA à Venezuela e usa foto do apresentador brasileiro no lugar do presidente venezuelano

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagens: redes sociais/ reprodução
Imagens: redes sociais/ reprodução

Uma imagem que circula nas redes sociais nos últimos dias levantou dúvidas e gerou repercussão após sugerir que um jornal chileno teria confundido o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o apresentador brasileiro Ratinho. A publicação ganhou força no contexto do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na captura de Maduro, e levou muitos internautas a questionarem se o erro era real.

Apesar da repercussão, a imagem não é verdadeira. Trata-se de uma montagem feita a partir de um frame antigo do telejornal chileno Meganoticias, exibido originalmente em 24 de fevereiro de 2024. Na ocasião, a reportagem abordava o cenário geopolítico global e mostrava líderes de países aliados à Rússia e à Ucrânia, em meio ao conflito iniciado em 2022.

Na versão original da reportagem, aparecem corretamente as fotos de Nicolás Maduro, do presidente da China, Xi Jinping, do então presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko. Já na imagem que viralizou, os rostos de Maduro e Xi Jinping foram substituídos, respectivamente, pelo apresentador Ratinho e pelo personagem Ursinho Pooh, uma figura frequentemente usada em memes políticos envolvendo o líder chinês.

A montagem foi compartilhada sem contexto e rapidamente se espalhou por diferentes plataformas, levando parte do público a acreditar que se tratava de um erro cometido pela emissora chilena. Comentários irônicos e preocupados passaram a acompanhar a publicação.

“Gente, isso é perigoso para o Ratinho”, escreveu uma internauta. “Agora ele surta de vez”, comentou outro usuário. “Imagina se os Estados Unidos confundem também?”, brincou um terceiro.

Especialistas em desinformação alertam que imagens manipuladas ganham ainda mais alcance em momentos de crise internacional, quando há grande volume de notícias e forte carga emocional. Nesses casos, montagens acabam sendo confundidas com registros reais, principalmente quando associadas a veículos de comunicação conhecidos.

O Meganoticias não exibiu, em nenhum momento, a imagem que viralizou nas redes, e não houve confusão entre o presidente venezuelano e o apresentador brasileiro. A publicação é mais um exemplo de conteúdo manipulado que se espalha rapidamente, reforçando a importância de verificar a origem das informações antes de compartilhá-las.

*Com informações de Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.