Cidade de SC é classificada a melhor do Brasil para fazer negócios na indústria
É a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa a liderança no setor industrial
• Atualizado
Joinville, localizado no Norte catarinense, garantiu o primeiro lugar no ranking de indústria, em estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios 2023, elaborado pela Urban Systems e pela Exame. O resultado surpreendeu, especialmente porque, na edição anterior, o município não figurava entre as 100 primeiras colocadas.
É a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa a liderança no setor industrial, no estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios, que é elaborado desde 2014.
O prefeito Adriano Silva, esteve presente no anúncio realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (7). Ele destacou o empenho da gestão municipal e os fatores positivos desse segmento.
Uma das estratégias que impulsionaram Joinville ao topo foi a implementação de medidas que visam incentivar o setor industrial. Destaca-se a criação do Distrito Industrial Sudeste, projetado para estimular a instalação de empresas nas regiões Sul e Sudeste.
O prefeito ressaltou a implementação de dois novos distritos industriais, um deles com incentivos fiscais e outro destinado à expansão urbana, para atender à crescente demanda por espaços industriais.
“Teremos dois novos distritos industriais, um com incentivo fiscal para estimular a viabilidade do projeto, e outro com uma área de expansão urbana para ser um grande pulmão de novos terrenos para atender essa demanda de novas industrias”, explica o prefeito.
O tempo médio para abertura de uma empresa também faz de Joinville uma referência, com 1 dia e 2 horas, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal.
“Criamos um espaço para empreendedores de todos os tamanhos, não só da indústria, para discussão e orientação sobre abertura e desenvolvimento de negócios na cidade”, afirma o prefeito.
Crescimento e Resultados Positivos
Um dos indicadores levados em conta para o estudo é que Joinville teve um saldo positivo de 1,4 mil empregos no setor da indústria da transformação. Também apresentou crescimento de 3,7% no número de empresas do setor, aumento de 9,95% na exportação de produtos industriais e concentração de 34% do total de empregos formais da cidade no setor industrial.
A localização estratégica de Joinville também contribuiu para o seu sucesso. Situada entre seis grandes portos em operação, a cidade mantém proximidade com importantes centros logísticos, como o Porto de Navegantes com distância de 88 km; Porto de Itajaí 93 km; Porto de Itapoá 79 km; Porto de São Francisco do Sul 61 km; Porto de Paranaguá 125 km; e Porto de Antonina, com distância de 156 km de Joinville.
Além disso, o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola está situado a 13 km do Centro de Joinville. E a cidade está próxima de outros três aeroportos: o de Navegantes, Curitiba e Florianópolis.
Segundo Pablo Bittencourt, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o bom desempenho de Joinville no ranking se deve à estrutura industrial diversificada, a presença de fornecedores e a disponibilidade de mão de obra qualificada.
O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.
Na categoria Indústria, são analisados 10 indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.
Sarah Falcão com supervisão de Izabela Piazza.
- Imagens flagram homem invadindo e furtando farmácia em Lages
- Identificado motociclista morto em grave acidente com caminhão leiteiro em SC
- STF forma maioria para manter prisão de Robinho por estupro
- ‘Não é hora pra discutir’: professora de SC é acusada de aplicar provas racistas para alunos
- Instagram vai permitir reiniciar o algoritmo para ‘esquecer’ informações
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO