Joinville envia comboio para auxiliar nas recuperações após enchentes em Guaíba
O grupo deve chegar ao Rio Grande do Sul no início da noite desta quarta-feira (28)
• Atualizado
Nesta quarta-feira (29), um comboio de Joinville seguiu viagem com direção ao município de Guaíba. A ação foi formada por cinco caminhões caçamba, duas máquinas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários, uma carreta e uma carreta bitrem, além da participação de servidores públicos e trabalhadores terceirizados que prestam serviço ao município de Joinville.
O grupo deve chegar ao Rio Grande do Sul no início da noite, já que a distância entre Joinville e Guaíba supera os 600 km.
Ação
Um dos objetivos da ação será a limpeza de ruas com entulhos de materiais que estão sendo retirados dos imóveis atingidos pela enchente e que não podem mais ser utilizados pois ficaram danificados.
Outra ação neste momento é a distribuição dos materiais escolares que estão sendo encaminhados para restabelecer a normalidade em escolas municipais.
Leia Mais
Ajuda nas escolas
Um levantamento feito em Guaíba apontou que, pelo menos, seis escolas foram atingidas pela chuva, cinco delas com mais gravidade.
Diante disso, a Secretaria de Educação de Joinville está enviando ao município de Guaíba carretas carregadas com carteiras e cadeiras escolares, armários, além de itens para cozinha.
Para as crianças, um dos caminhões está sendo levado com brinquedos que foram arrecadados pela igreja Onda Dura.
“Já estivemos na cidade de Guaíba e prestamos apoio técnico que continua. Agora, nessa fase, estamos indo com maquinários e caminhões e materiais para reequipar as escolas. Verificamos junto com os representantes de Guaíba que essas eram as principais demandas deles que nós poderíamos ajudar”, detalha o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.
Guaíba
Guaíba é uma cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre. É banhada pelas águas do Guaíba e tem 95 mil habitantes. O número de pessoas afetadas diretamente pela enchente é de 38,3 mil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO