Joinvilense recria vila do chaves e impressiona; veja
Para quem deseja ver de perto, a obra de Fabiano estará exposta na Univille, até sexta-feira (11)
• Atualizado
A infância de muitos brasileiros foi marcada pelas aventuras de Chaves e seus amigos. É o caso do joinvilense Fabiano Debortoli, designer e analista de webdesign com mais de 20 anos de experiência, que decidiu materializar sua paixão pela série na construção de uma maquete da vila do Chaves. Para quem deseja ver de perto, a obra de Fabiano estará exposta na Univille, até sexta-feira (11).
Fabiano conta que só descobriu a arte das maquetes em 2016, um hobby que se tornou uma forma de escapar da rotina e “viajar na imaginação”. A ideia de recriar a vila do Chaves surgiu em 2017, influenciada pela pergunta “Como seria a vila do Chaves se ela fosse um lugar real?”.
A partir disso, o joinvilense pensou em expandir os cenários do programa e repensar a estrutura do local.
“A casa do Seu Madruga teria um telhado? E a casa da Bruxa do 71, poderia ter outra casa em cima? Teríamos outros pátios ao redor das casas?”, questiona Fabiano.
À medida que essas perguntas surgiam, a vila realista do Chaves tomava forma, incorporando telhados, muros, antenas, sacadas, escadas e com adição de detalhes que remetesse a um cortiço.
Fabiano também entendeu que esta era uma oportunidade de criar cenários que não tinham tanta atenção na série, como a cozinha do Seu Madruga e a casa número 8.
“Juntando fragmentos de imagens de arquivo e uma boa dose de imaginação, tentei representar esses ambientes dentro da maquete anexados aos cenários já conhecidos, com o máximo de detalhes possível“, afirma o designer.
Leia Mais
No fim, o intuito do projeto foi abrir espaço para a liberdade criativa e usá-la para remodelar memórias de “uma das melhores fases da minha vida”.
“Materializar essas memórias nesse trabalho, é a minha forma de homenagem a série Chaves, que há 50 anos faz parte do imaginário e do coração de milhões de fãs em todo o mundo. Certamente eu me incluo nesses milhões, pois graças a ele eu posso afirmar com convicção: eu tive sim uma infância feliz”, Finaliza Fabiano.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO