Cotidiano Compartilhar
Economize!

Itajaí e Navegantes podem sofrer com falta de água nesta sexta-feira

Substituição de um poste causou a situação

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Agência Brasil/EBC
Foto: Agência Brasil/EBC

Na tarde desta sexta-feira (15), o sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável para Itajaí e Navegantes foi impactado por uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. A causa foi a substituição de um poste realizada pela companhia elétrica estadual no bairro São Roque, que suspendeu a maior parte da operação na principal Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí.

Não foi comunicada

De acordo com a instituição, não houve comunicação oficial ao Semasa sobre o serviço programado, o que impediu que fossem realizadas com antecedência ações de mitigação dos prejuízos. A autarquia itajaiense ressaltou que dispõe de um plano de contingência para emergências no fornecimento de eletricidade, mas apenas um dos geradores entrou em operação imediatamente, reduzindo a capacidade de produção de água potável a apenas um quinto do normal. Nas horas seguintes, mais duas bombas foram ativadas pelas unidades de geração à diesel, alcançando mais de 800 litros de água potável produzidos por segundo. Mesmo assim, com o alto consumo típico de dias quentes, o nível dos reservatórios está caindo rapidamente.

Falta de água

Toda a área urbana de Itajaí e Navegantes pode ser afetada por baixa pressão, sendo que as de maior altitude e os imóveis sem caixas d’água e cisternas podem chegar a ter falta d’água. A recomendação é de uso racional, com economia contida nos reservatórios individuais das unidades consumidoras.

O Semasa já colocou em operação o plano de abastecimento de serviços emergenciais com caminhões-pipa. As unidades de saúde, como hospitais, unidades de pronto-atendimento e postos de atenção básica, estão no topo da lista de prioridades. Também serão reativados os 21 pontos de distribuição de água potável para recolhimento direto pela população, por meio de galões, garrafas, baldes e afins.

Substituição

O poste substituído pela Celesc hoje foi derrubado durante a cheia do rio Itajaí-mirim registrada em 30 de novembro. O acidente envolvendo um tronco de mais de dez metros na rua Domingos Rampelotti também havia bloqueado o trânsito local. Na ocasião, o abastecimento de água sofreu impacto, mas o restabelecimento da produção máxima ocorreu dentro de poucas horas.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.