Justiça Militar suspende investigação que apurava participação de PMs em assassinatos em SC
O crime ocorreu no dia 29 de dezembro de 2023, em uma loja de conveniência de Navegantes
• Atualizado
A Justiça Militar suspendeu o Inquérito Policial Militar que apurava a participação de dois PMs em um duplo homicídio na cidade de Navegantes, no Litoral Norte Catarinense. O crime ocorreu no dia 29 de dezembro de 2023, em uma loja de conveniência no bairro Machados.
Os representantes dos policiais, Claudio Dalledone Júnior e Mariana Fernandes Lixa, apresentaram o pedido de suspensão à Vara de Direito Militar da Comarca da Capital alegando que existem duas investigações simultâneas apurando o mesmo crime e que isso estaria dificultando a defesa dos policiais.
O documento ainda ressalta que há inclusive uma denúncia oferecida pelo Ministério Público local à Vara de Direito Militar contra os dois investigados.
O juiz João Batista da Cunha Ocampo Moré resolveu acatar o pedido dos advogados e determinou que “a Autoridade Policial Militar interrompa, imediatamente, quaisquer investigações relacionadas com o homicídio”. Acrescentou ainda que caso outro policial militar seja vinculado à investigação, “a informação deve ser apresentada em procedimento próprio, com o fim de que
seja reavaliada a possibilidade de continuidade do inquérito”.
Claudio Dalledone Júnior, advogado dos policiais relata que o pedido de suspensão busca deixar a investigação dentro da legalidade. “Por enquanto, ela é hipótese acusatória, nada mais do que isso. Portanto, não encontra amparo em nenhum ponto que se possa analisar”, afirmou.
Relembre o caso:
PMs são presos por suspeita de participação em assassinatos em SC
No dia 14 de fevereiro deste ano, dois policiais militares de Santa Catarina foram presos por suspeita de participação em um duplo homicídio em Navegantes, no Litoral Norte catarinense. Um terceiro homem também foi preso. As investigações apuram a conduta dos militares supostamente envolvidos no assassinato de dois homens no dia 29 de dezembro de 2023, em uma loja de conveniência no bairro Machados, em Navegantes.
Os mandados de prisão, assim como cinco mandados de busca e apreensão contra os militares que atuam no 25º Batalhão de Polícia Militar em Navegantes, assim como o outro investigado, foram cumpridos pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), pela a Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual, nesta tarde.
As ordens judiciais foram deferidas pelo Juízo da Vara de Direito Militar da Comarca da Capital e pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Navegantes, uma vez por existirem duas investigações paralelas. “Por se tratar de investigação ainda em curso e de cunho sigiloso, não serão repassadas maiores informações, sob risco de prejudicar o andamento das apurações”, informou a Polícia Civil.
As investigações estão sendo conduzidas pela Corregedoria-Geral da PMSC e pela Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Navegantes, com o acompanhamento do Ministério Público Estadual, por intermédio das 42ª Promotoria de Justiça da Capital e 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Navegantes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO