Incêndio atinge centro de resíduos em Florianópolis
Até o momento, foram utilizados cerca de 150 mil litros de água
• Atualizado
Um incêndio atingiu o Centro de Valorização de Resíduos, no pátio da COMCAP, bairro Itacorubi, em Florianópolis, na tarde de domingo (1), por volta das 13h30 e continua até a manhã desta segunda-feira (2).
Segundo informações da Prefeitura de Florianópolis, o incêndio teve origem em combustão espontânea e já está sendo contido. A ocorrência mobilizou três caminhões do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), cerca de 20 profissionais e o apoio de três máquinas, que atuaram ao longo de todo o dia no combate às chamas e no resfriamento do material. Até o momento, foram utilizados cerca de 150 mil litros de água.
As guarnições dos bombeiros constataram intensa produção de fumaça por conta da queima em profundidade de materiais orgânicos, como madeira, folhas e galhos. Desde domingo, os bombeiros vêm atuando de forma contínua no resfriamento da área afetada, em conjunto com maquinário pesado disponibilizado pela COMCAP e pela Prefeitura, incluindo tratores e retroescavadeiras.
O Corpo de Bombeiros informou que devido às características do incêndio, cuja queima ocorre abaixo da superfície, a extinção completa demanda ações prolongadas. Além do resfriamento constante, estão sendo construídos aceiros, faixas de isolamento por meio da remoção de material, com o objetivo de conter a área de queima e impedir a propagação do incêndio.
Durante a manhã desta segunda (2), os trabalhos seguem concentrados nessas ações preventivas e de controle. Atuam na ocorrência, no momento, a viatura ABRT-133, caminhão de combate a incêndio do quartel do bairro Trindade, a viatura AR-237, do comandante de área, além de um caminhão-pipa (com previsão de chegada de um segundo veículo deste tipo) e maquinário da COMCAP/Prefeitura.
A guarnição também informou que não há registro de vítimas e, apesar da grande quantidade de fumaça, não há risco de propagação do incêndio para áreas externas ao pátio da COMCAP.
A Prefeitura de Florianópolis acompanha a situação e reforça que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir a segurança da população e dos trabalhadores.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO



