Ideb: SC melhora desempenho no Ensino Médio e fica acima da média do país no Fundamental
Dados foram divulgados nesta terça-feira
• Atualizado
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2019, foram divulgados nesta terça-feira (15) e mostram que Santa Catarina segue acima da média nacional no Ensino Fundamental e teve um desempenho melhor entre os alunos do Ensino Médio. Realizado a cada dois anos, o Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para o medir o funcionamento do sistema educacional brasileiro.
O desempenho de Santa Catarina no Ensino Médio era de 4,1 em 2017 e subiu para 4,2 em 2019, alcançando o melhor índice em oito anos nessa faixa etária e dentro da média nacional. O índice calculado pelo INEP varia de 0 a 10 e considera as taxas de aprovação dos alunos com o resultado dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O crescimento se deve ao melhor desempenho dos alunos na prova do Saeb em 2019, em que houve avanço de nota tanto na avaliação de português quanto de matemática. A implementação e ampliação do Ensino Médio Inovador e Ensino Médio Integral em Tempo Integral estão entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo.
O desempenho entre os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental alcançou índice de 6,5, seguindo o desempenho registrado há dois anos. O resultado ficou acima da média nacional, de 5,9. Além disso, superou a meta de desempenho 6,3, estipulada pelo INEP para 2019 com base no desempenho histórico de Santa Catarina no Ideb.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental houve oscilação de 5,2 para 5,1 no desempenho dos alunos de Santa Catarina, apesar do índice permanecer acima da média nacional, de 4,9. Apenas sete estados conseguiram atingir a meta para o Ideb de 2019 e nenhum chegou a 6, índice estipulado como meta para Santa Catarina pelo INEP.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO