Homem devolve itens furtados de escola de Brusque e deixa bilhete curioso
Funcionários ao chegarem para trabalhar em uma escola, no bairro Volta Grande, em Brusque, notaram que alguns itens haviam sido furtados
• Atualizado
Na manhã desta terça-feira (22), funcionários ao chegarem para trabalhar na Escola de Ensino Fundamental Ayres Gevaerd, no bairro Volta Grande, em Brusque, notaram que alguns itens haviam sido furtados. Uma janela foi encontrada aberta e um armário estava fora do lugar. Foram levados um projetor e uma cafeteira. A diretora da escola acionou a Polícia Militar e um Boletim de Ocorrência foi gerado para a investigação. No entanto, algo curioso ocorreu no dia seguinte, os itens foram devolvidos juntamente com um bilhete.
Investigação
A diretora da escola e três monitores iniciaram uma busca nas imagens das câmeras da escola e das redondezas. Eles descobriram que o furto havia ocorrido às 20h do dia anterior. O suspeito foi visto nas imagens caminhando tranquilamente pela escola. Em determinado momento ele pulou o cercado do parque da instituição e se dirigiu para a sala de aula, arrombou a janela e entrou no local. Após alguns minutos saiu tranquilamente fumando um cigarro, já com os itens furtados.
A diretora da unidade, Angela Weiss, contou que juntos todas as imagens que encontrou e entregou para a polícia para que fossem anexados ao BO.
Itens devolvidos e bilhete
Entretanto, na manhã desta quarta-feira (23), no início das aulas os dois objetos do furto foram devolvidos na instituição e no trinco havia uma carta do suspeito.
O bilhete dizia que o homem havia se arrependido do furto e que não queria prejudicar os professores e alunos, mas sim, protestar para que ocorressem melhorias na escola, como conserto de janelas e ar condicionado. Mas a diretora da unidade diz que isso não procede.
“No bilhete ele relata que é aluno da escola, mas ele é ex-aluno. Acredito que devolveu, pois chegou ao seu conhecimento que a sua identidade já havia sido descoberta. Ele já tem passagem por furto, mas na época pagou fiança e foi liberado”, comenta Angela.
Angela ainda reintegra que o fato dele ter devolvido os itens não apaga o crime que ele cometeu e que agora está nas mãos da justiça julgá-lo.
“Eu como educadora e mãe sinto muito pelo ocorrido. Eu já trabalho aqui há quase 15 anos, ele foi nosso aluno e sempre ensinamos e educamos para serem cidadãos honestos, trabalhadores. Quando vejo que isso acontece, me entristeço, mas o fato de ele devolver mostra que de todas as sementes que colocamos nele ao menos uma brotou. Na educação sempre acreditamos na mudança das pessoas, pois o ser humano está sempre em processo de amadurecimento e crescimento e nunca é tarde para rever suas ações e atitudes”, pontua a diretora.
Nota oficial da Prefeitura de Brusque
Na última terça-feira (22), a Escola de Ensino Fundamental Ayres Gevaerd, no bairro Volta Grande, registrou o furto de um projetor multimídia e de uma garrafa térmica. O ato ocorreu no momento em que a escola estava fechada; portanto, nenhum profissional ou aluno da unidade presenciou o crime.
Quando os servidores chegaram para o trabalho na manhã desta quinta-feira (24), perceberam que os itens furtados haviam sido deixados na porta da unidade, junto de um bilhete contendo um pedido de desculpas.
A Secretaria de Educação, em conjunto com a Polícia Militar, já encontrou o responsável, e todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas. O responsável é um ex-aluno da unidade e morador da comunidade.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO