Havan alerta para golpes envolvendo falsas promoções e imagem de Luciano Hang
A loja informou que houve um aumento significativo de relatos de clientes que caíram nos golpes.
• Atualizado
A Havan divulgou um comunicado que alerta os consumidores sobre tentativas de golpes que criminosos estão aplicando em seu nome. A loja informou que, nos últimos meses, houve um aumento significativo de ligações de clientes que caíram em golpes envolvendo supostas promoções na internet.
De acordo com a nota, os criminosos utilizam da imagem de Luciano Hang e recriam a sua voz com inteligência artifical para promover produtos a preço muito abaixo do mercado.
“Este ano, a Havan já foi notificada sobre centenas de golpes, entre eles, envolvendo a venda de celulares a preços extremamente baixos e pesquisas premiadas, onde os clientes respondem a um questionário e pagam apenas o frete, mas nunca recebem os produtos”, informa.
Luciano Hang também se manifestou: “Ao mesmo tempo em que derrubamos vários, surgem diariamente muitos outros. Estamos enxugando gelo e as plataformas nada fazem para acabar com isso. Temos informado com frequência em nossas redes sociais e imprensa, mas ainda assim muitas pessoas têm caído nesses golpes”.
O empresário lembra que todas as promoções da Havan podem ser conferidas nas redes sociais oficiais @havanoficial, no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, X (antigo Twitter) e YouTube, além do site oficial: havan.com.br. Para denunciar os anúncios suspeitos, acesse: havan.semfraude.online.
Como identificar um golpe
Para ajudar a evitar que mais consumidores sejam vítimas, a Havan divulgou algumas dicas de como identificar uma propaganda falsa e prevenir prejuízos:
- Endereço do site: Golpistas podem usar endereços semelhantes ao original para enganar. Por exemplo, em vez de havan.com.br, podem usar havam.com.br.
- Aparência do site: Sites falsos podem parecer muito com os originais, mas apresentam diferenças como anúncios não clicáveis, erros de português, qualidade inferior das imagens.
- Preços anunciados: Desconfie de produtos com preços extremamente baixos e lembre-se do ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.
- Senso de urgência: Golpistas criam um senso de urgência para que a vítima não pense muito e compre rapidamente, mostrando a quantidade restante de produtos ou que a promoção termina em breve.
- Links diferentes para comprar e pagar: Se precisar sair do site da loja para pagar a compra, desconfie. Todo o processo de compra deve ocorrer dentro do domínio oficial da empresa.
- Nome do recebedor do pagamento: Ao fazer um pagamento, o beneficiário deve ser sempre a Havan. Se aparecer o nome de outra pessoa ou empresa, trata-se de um golpe.
- Sorteios e premiações: Para participar, é necessário baixar o aplicativo Havan ou ir até uma loja física. Não são vendidos bilhetes via WhatsApp ou outros sites não oficiais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO