Fusca elétrico? GWM vence disputa contra Volkswagen e pode lançar carro no Brasil; entenda
A montadora ainda não confirmou oficialmente o lançamento dos novos modelos
• Atualizado
A Great Wall Motors (GWM) conseguiu derrubar uma liminar da Volkswagen, que contestava o registro de dois modelos de sua linha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Dessa forma, a GWM, fabricante chinesa, poderá lançar no Brasil um carro que é praticamente a versão elétrica do Fusca, devido à semelhança no design.
Cópia ou inspiração?
De acordo com o portal O Tempo, a GWM protocolou os desenhos industriais do Ora Punk Cat e do Ora Ballet Cat em novembro de 2021. Os dois modelos têm um estilo inspirado no clássico “besouro”.
A Volkswagen, no entanto, contestou a concessão dos registros, alegando que os modelos da GWM eram uma “cópia escancarada do icônico Fusca”.
Apesar das alegações da Volkswagen, o pedido de tutela de urgência para a marca alemã, feito em fevereiro de 2023, foi revogado em março deste ano após um recurso da GWM. Diante disso, a montadora chinesa reconhece a inspiração no Fusca, porém, argumenta que a importação dos modelos não configura concorrência desleal, já que o Fusca saiu de linha no Brasil em 1996.
Preparativos da GWM no Brasil
Após a vitória, a GWM se prepara para trazer ao Brasil o “Ora Punk Cat” e o “Ora Ballet Cat”. No entanto, a montadora ainda não confirmou oficialmente o lançamento desses modelos. Enquanto isso, a GWM pretende produzir o SUV Haval H6 em sua planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Fusca elétrico Ora Ballet Cat
O “Ora Ballet Cat” é equipado com um motor elétrico dianteiro de 173 cv e oferece autonomia variável de 400 km a 600 km por ciclo de carregamento.
Veja
*Com informações de O Tempo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO