Governo Federal pode comprar casas prontas para atingidos pelas enchentes no RS
Entenda o plano do Governo Federal para comprar casas prontas atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul
• Atualizado
O Governo Federal pode comprar casas prontas atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, essa medida está na lista de ideias apresentadas pelo ministro das Cidades, Jader Filho, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As moradias devem ser compradas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O presidente Lula está no estado atingido, com uma comitiva de ministros e integrantes da administração pública federal. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi com o presidente da república para o estado gaúcho.
Como o governo vai comprar casas prontas atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul?
Conforme apuração exclusiva do SBT News, o Governo Federal deve consultar construtoras sobre o preço de imóveis já prontos ou semiprontos. O plano é que com a comprar moradias prontas, que devem atender famílias com renda da faixa 1, mas também quem ganha mais de 2 salários mínimos.
Compra de casas prontas e construção de moradias têm diferença de preço
O Minha Casa, Minha Vida prevê a compra das moradias, mas o governo costuma não optar por essa modalidade, pois o preço para construir é mais barato e gerar emprego na área de construção civil.
Outro ponto é que com a situação de calamidade causada pelas chuvas, os prefeitos não teriam condições de mapear rapidamente terrenos para a construção de unidades habitacionais. O tempo para a entrega das moradias, também é uma questão avaliada, uma construção do zero demoraria pelo menos dois anos para ficar pronta.
Ministério das Cidades cria formulário para as prefeituras do RS
O site do Ministério das Cidades disponibilizou, na manhã desta quarta-feira (15), um formulário para as prefeituras do Rio Grande do Sul informarem as estimativas iniciais de moradias destruídas, condenadas e a serem recuperadas nos municípios afetados pelas chuvas. O número de moradias necessárias será utilizado para projeção da quantidade de moradias necessárias. O governo pretende também mapear terrenos para construir novos empreendimentos habitacionais para as famílias do Minha Casa, Minha Vida no estado.
- Mulher sofre fratura exposta e hemorragia após queda de moto em SC
- Demolição de prédio de 20 andares abre espaço para arranha-céu de 270 metros em BC; veja fotos
- Quem são os indiciados por tentativa de golpe junto de Bolsonaro; veja a lista
Frio pode atrapalhar o trabalho de voluntários no Rio Grande do Sul
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO