Golpe do IPVA: boletos falsos circulam na internet; veja como evitar
Neste caso o golpista chega a enviar o licenciamento por WhatsApp e oferece até descontos atrativos
• Atualizado
O ano oficialmente começou a partir do momento em que chega o boleto do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) para pagamento. Além disso, os motoristas precisam de atenção redobrada após registros de boletos falsos com descontos ‘atrativos’ do licenciamento serem registrados em diversos estados.
Como funciona?
Os casos já conhecidos sobre o golpe do IPVA 2023 aconteceram a partir do envio de um boleto por SMS, e-mail ou WhatsApp oferecendo descontos em caso de pagamento em data estipulada ou imediata. Além do vazamento de dados, ao pagar o documento você continuará com o IPVA pendente.
Segundo informações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), as secretarias estaduais de Fazenda, que fazem a gestão do IPVA, enviam o boleto físico via Correios em 11 estados e no Distrito Federal. Nos demais, o boleto é disponibilizado eletronicamente no site oficial desses órgãos.
O órgão ainda alerta que funcionários do departamento ou secretarias não ligam diretamente para os condutores pedindo informações ou pagamentos.
- Udesc abre concurso público com salários de até R$ 6,8 mil
- FGC começa a pagar 150 mil credores do Banco Master a partir desta segunda
- Prefeitura de São José cancela 32 mil carnês por erro no cálculo da taxa de lixo
- Brasileiros ainda têm R$ 10 bilhões esquecidos em bancos, diz Banco Central
- Expectativa de inflação para 2026 recua levemente
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO




