Golfinho encalhado em praia de Itapema é transferido para centro de reabilitação na Capital
O animal foi transferido para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal)
• Atualizado
No início da tarde desta sexta-feira (17), um golfinho foi encontrado encalhado em uma praia de Itapema, no Litoral Norte do Estado. O animal da espécie Stenella sp., foi resgatado pela equipe R3 Animal do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O golfinho foi transferido para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis.
Conforme PMP-BS, o mamífero é um indivíduo juvenil de aproximadamente dois metros de comprimento, que se manteve responsivo e estável durante todo o tempo em que esteve monitorado, porém está debilitado e magro. Um dos principais acompanhamentos realizados pela equipe veterinária para concluir o diagnóstico, foi o monitoramento da frequência cardíaca e respiratória do animal.
A equipe ainda frisou que o aparecimento desta espécie na costa não é comum. “O encalhe de animais marinhos em praia, na maioria das vezes, ocorre devido as condições de saúde, muitas vezes quando já estão debilitados”.
“Ressaltamos que os golfinhos são animais extremamente sensíveis, o atendimento exige cautela para que o animal não fique estressado e assim manter as condições de saúde favoráveis. As equipes são preparadas e treinadas para este tipo de ocorrência para garantir o bem-estar animal”.
Transporte para a Capital
A transferência do animal contou com a escolta da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e permitiu que golfinho resgatado chegasse a tempo no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina – CETAS, no Rio Vermelho, em Florianópolis.
Conforme a PMRv, a escolta foi solicitada, via emergência, porque o animal não podia ficar muito tempo fora da água e corria risco de morte. Com isso, os policiais rodoviários abriram caminho pelas SCs 401, 403 e 406 e permitiram a chegada em tempo hábil da equipe que o transportava até o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, no Norte da Ilha.
PMP-BS
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO