Gins e licores produzidos em SC conquistam cinco prêmios em Londres
Produtos fabricados pela Brennstube, em Pomerode, foram avaliados pelos melhores especialistas do mundo
• Atualizado
Três licores e dois gins produzidos em Santa Catarina de maneira artesanal foram premiados por uma das principais competições de bebidas do mundo, em Londres. O júri da London Spirits Competition, que reúne alguns dos melhores sommeliers, bartenders e especialistas do mundo, reconheceu em abril a alta qualidade e o sabor dos produtos fabricados pela Brennstube, uma pequena destilaria de Pomerode fundada em 2017.
O Limoncello da Brennstube é o primeiro feito no Brasil a ganhar um prêmio internacional. O licor de limão levou medalha de prata por sua “textura sedosa e suave” e “perfil cítrico, equilibrado e aromático”, segundo o júri.
Também receberam medalhas o Arancello (prata), o Gin Azure (bronze) e dois produtos que ainda nem foram lançados: um novo licor e uma nova receita de gin, ambos prata no concurso.
Fundada pelo alemão radicado no Brasil Andreas Odenthal e pela esposa, a catarinense Jeane Odenthal, a Brennstube tem produção 100% artesanal e em pequenos lotes, com destilação lenta e controle de qualidade individual. Por ano, a empresa envasa apenas 4 mil litros. Para se ter ideia, o Limoncello leva mais de três meses para ficar pronto.
“Primeiro selecionamos os limões sicilianos a dedo. Depois descascamos um a um manualmente e então as cascas são curadas em álcool de cereais por três meses, como é feito há muito tempo na Sicília. Isso e outras técnicas resultam em um sabor intenso e equilibrado”, explica Andreas Odenthal.
As receitas da Brennstube levam ingredientes naturais (sem corantes, aromatizantes ou conservantes), a maior parte importada. Mesmo as frutas, como laranjas e limões, vêm de outros países. Os gins incluem mais de uma dezena de especiarias cada, trazidas de todas as partes do mundo.
Outros prêmios
Apesar do pouco tempo no mercado, a Brennstube já coleciona premiações internacionais. Em 2021, o gin Le Bouquet conquistou medalha de prata na mesma London Spirits Competition e ouro no Frankfurt International Trophy, na Alemanha. Em 2022, o concurso alemão também premiou o Arancello da marca com Grande Ouro — neste caso, ele foi considerado o melhor entre todos os inscritos da categoria Limoncellos e Arancellos.
Brennstube
Localizada em Pomerode, mas com raízes na Alemanha, a Brennstube produz os gins Le Bouquet e Azure, os licores Haselnuss (avelã), Mandel (amêndoa) e Apfelkorn (maçã), além de Limoncello e Arancello. Ainda em 2024 os dois novos produtos, já premiados, devem chegar aos consumidores. O nome Brennstube (câmara de destilação, em alemão) faz alusão aos espaços em que ficavam, na Idade Média, as ervas e ferramentas usadas para destilar bebidas.
Onde encontrar
Os produtos da Brennstube podem ser encontrados em pontos de venda de Santa Catarina. As compras pelo site lojabrennstube.com.br, via Amazon e Mercado Livre, são entregues para todo o Brasil.
Durante o 18º Festival Gastronômico de Pomerode, de 4 a 21 de julho, o público poderá experimentar drinks elaborados com produtos Brennstube. A marca terá um estande próprio no evento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO