Gaspar recebe o título de Capital Nacional da Moda Infantil
Na cidade, cerca de 8 mil pessoas são empregadas de forma direta pela indústria têxtil
• Atualizado
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou um Projeto de Lei que dá a Gaspar (SC) o título de Capital Nacional da Moda Infantil. A medida foi publicada na última semana no Diário Oficial da União (DOU).
O autor do projeto é o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). O texto havia sido aprovado na Câmara dos Deputados em setembro de 2021 e no Senado em maio deste ano. De acordo com a Agência Câmara, o relator na primeira Casa, deputado Darci de Matos (PSD-SC), disse que o título “vai alavancar o turismo e a economia desse município, que é importante no contexto social, político e econômico do estado e do Brasil”.
Em Gaspar, cerca de 8 mil pessoas são empregadas de forma direta pela indústria têxtil, que é responsável por quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) da região e conta com 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Dentre o total de empresas, aproximadamente 60% são voltadas para o setor infantil.
Segundo projeto sancionado, a produção de moda infantil do município corresponde a 50% dos produtos de moda infantil vendidos no Brasil. Uma lei estadual deu o título de Capital Catarinense da Moda Infantil a Gaspar em 2020. O relator do projeto no Senado, Jorginho Mell (PL-SC), afirmou, conforme a Agência Senado, que “a pujança desse nicho produtivo reflete-se no fato de que Gaspar apresenta, atualmente, a 15ª maior movimentação econômica de todo o estado”.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO