Gaspar confirma primeira morte por dengue no município
Vítima residia no bairro Belo Vista, um dos mais infestados pelo mosquito
• Atualizado
A Secretaria de Saúde de Gaspar confirmou nesta sexta-feira (24), a primeira morte por dengue no município. A vítima é um homem, de 72 anos, que faleceu em um hospital de Blumenau. O idoso residia no bairro Belo Vista, um dos mais infestados pelo mosquito, conforme a Prefeitura da cidade.
A vítima faleceu no dia 14 de maio, porém foi realizada uma investigação para apurar a causa da morte. A confirmação final foi divulgada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), sob a gestão da Superintendência de Vigilância em Saúde, órgão vinculado ao Governo Estadual. O Lacen é responsável pela investigação clínica e epidemiológica dos pacientes.
A Prefeitura reforça que o município enfrenta um surto da doença e destaca a necessidade de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre as medidas preventivas, está a eliminação de criadouros do mosquito.
Gaspar confirma 240 casos de dengue em uma semana
Nesta sexta-feira (24) a Prefeitura de Gaspar também divulgou o boletim epidemiológico da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde o boletim aponta 240 casos confirmados da doença, 48 casos em investigação, identificados no período de 17 a 24 de maio. Além disso, uma pessoa está internada por conta da doença. No acumulado desde 1º de janeiro, Gaspar contabiliza 1.378 casos de dengue e 529 focos do mosquito.
Desde o dia 10 de abril, Gaspar está em situação de emergência em saúde pública, por conta da dengue, a medida tem como objetivo garantir agilidade na tomada de medidas de prevenção, controle e atenção à saúde da população.
Uma delas foi a abertura do Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue. O serviço funciona na rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, nos fundos, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h.
O Centro de Hidratação e Atendimento para a Dengue atende exclusivamente casos suspeitos da doença. É possível realizar avaliação clínica, testes e coleta de exames laboratoriais, além de assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento conta com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de agilizar o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos. Pessoas com sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça e manchas pelo corpo podem procurar o local.
A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.
Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
- Elimine água parada de todos os recipientes;
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
- Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
- Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.
Conte com os agentes
Gaspar conta com 25 agentes de endemias que atuam na prevenção e controle da Dengue. Eles realizam vistorias em residências e terrenos baldios, verificando a presença de criadouros do mosquito e orientando a população sobre medidas de prevenção.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO