Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim reabre ao público neste sábado (14)
A partir deste final de semana, a fortificação estará aberta das 8h30 às 18h30, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
• Atualizado
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, monumento histórico do século XVIII, localizado no município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, reabre para visitação pública neste sábado (14). A partir deste final de semana, a fortificação estará aberta das 8h30 às 18h30, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
O acesso é feito por embarcações turísticas ou particulares. No local, é cobrada taxa de visitação que pode chegar a R$16 por pessoa (não inclui o transporte até a ilha). Há ainda concessão de gratuidades e cobrança de meia-entrada em casos regulamentados. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a gestora da fortaleza desde 1979.
- Idosa morre após acidente com ônibus em Joinville
- Homem passa por transplante de rosto e resultado impressiona
Para os visitantes que quiserem conhecer a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, é necessário entrar em contato com prestadores do serviço de transporte náutico ou dispor de embarcação própria. O pagamento, por enquanto, é feito exclusivamente em dinheiro físico.
Crianças de até cinco anos e pessoas acima dos 60 têm entrada gratuita, apresentando o comprovante de idade. Estudantes e professores de escolas públicas, desde que estejam em visita de estudo, também são isentas do pagamento de ingresso. Porém, nesse caso, devem solicitar a gratuidade com antecedência à Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é uma das três fortificações da Grande Florianópolis que, juntas, passaram à história como o triângulo defensivo da baía norte. As outras duas são a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Todas essas três fortificações estão sob gestão da UFSC. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é a única aberta à visitação.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO