Florianópolis tem 12 caminhões de lixo parados e fora do uso; Comcap promete renovar frota
Caminhões de lixo "não atendem mais às exigências da operação diária" , segundo a Comcap. Flagrante ocorre em meio à temporada de verão
• Atualizado
Florianópolis conta com 62 caminhões para coleta de lixo para o recolhimento de resíduos. No entanto, 12 destes veículos foram flagrados pela equipe do SCC SBT estacionados no pátio da empresa pública, no bairro Estreito. O flagrante foi feito na tarde desta terça-feira (6), em um momento em que a capital catarinense recebe milhares de turistas para a temporada de verão.
De acordo com a Prefeitura, do total de 50 caminhões de lixo que operam em Florianópolis, apenas 25 fazem parte do patrimônio da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), enquanto a outra metade pertence à empresa terceirizada.
Questionada sobre os veículos parados, a Prefeitura emitiu uma nota esclarecendo que “os caminhões atualmente estacionados no pátio não atendem mais às exigências da operação diária e, há algum tempo, estão fora de uso“.
Além disso, a Prefeitura informou que “está prevista a aquisição de mais de 30 novos veículos nos próximos meses voltada à modernização e ao aumento da eficiência da coleta de resíduos. Para o verão, a frota foi aumentada em pelo menos 25 caminhões destinados a Comcap. Atualmente, há 50 caminhões fazendo coleta de resíduos, incluindo Comcap e empresa terceirizada.“
Confira a nota na íntegra sobre a situação dos caminhões de lixo em Florianópolis:
“A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que a frota de caminhões foi ampliada e está prevista a aquisição de mais de 30 novos veículos nos próximos meses voltada à modernização e ao aumento da eficiência da coleta de resíduos. Para o verão, a frota foi aumentada em pelo menos 25 caminhões destinados a Comcap. Atualmente, há 50 caminhões fazendo coleta de resíduos, incluindo Comcap e empresa terceirizada.
Os caminhões atualmente estacionados no pátio não atendem mais às exigências da operação diária e, há algum tempo, estão fora de uso. Esses veículos terão novas destinações conforme os trâmites administrativos.“

Caminhões de lixo parados, ruas bloqueadas: a dificuldade na coleta de resíduos
Para tentar suprir o aumento na demanda durante o período de férias, a Prefeitura informou que a frequência da coleta nas praias e balneários da cidade aumentou de três para seis vezes por semana.
Enquanto os veículos permanecem estacionados, moradores de diversos bairros relataram ao SCC SBT que há acúmulo de lixo em vários pontos da cidade. Em contrapartida, a Comcap argumenta que as equipes encontram dificuldades em ruas intransitáveis ou bloqueadas por veículos estacionados em locais proibidos.
Ao SCC SBT, a companhia também destacou um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões na compra de equipamentos e a contratação de reforço temporário para o verão. Também informou que esses novos trabalhadores devem começar as atividades no dia 10 de janeiro, embora o número exato de contratações não tenha sido divulgado.
Atualmente, as regiões do Norte da Ilha e do Continente são as que apresentam maiores dificuldades no serviço, áreas onde a coleta é realizada por uma empresa terceirizada. O contrato vigente para esses locais termina em maio e existe a possibilidade de renovação por mais 12 meses, mas a prefeitura ainda não definiu qual será o modelo adotado após esse prazo.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO