Florianópolis inicia as obras do binário da Lagoa da Conceição
Segundo a prefeitura, a iniciativa vai mudar significativamente a mobilidade da região
• Atualizado
A Prefeitura de Florianópolis iniciou as obras para a implantação do binário da Lagoa da Conceição. Os serviços, com valor de R$ 4,3 milhões, serão feitos pela empreiteira Terraplein Ltda. ao longo de oito meses, sem paralisação durante alta temporada. Segundo a prefeitura, a obra não trará transtornos ao trânsito.
Segundo a prefeitura, a iniciativa vai mudar significativamente a mobilidade da região e beneficiar moradores, comerciantes locais e turistas. Com o binário, também haverá 130 novas vagas de estacionamento.
Leia Mais
Executadas as obras, a Prefeitura vai implantar o sistema binário na Lagoa, dando sentido único às vias envolvidas: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi.
Assim, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste vai percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única, pegar a Rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista seguirá na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pegará a SC-406, caso queira ir à Praia Mole ou adiante. Já quem vir de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da Rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.
Ciclovias
Para continuar com o trajeto da ciclovia da região, a Rua Mandala e a nova via terão a estrutura para ligar a ciclovia das Rendeiras.
Na via em construção, a ciclovia ficará à direita, sentido praias do Leste. Já do lado esquerdo (onde nas Rendeiras ficam os restaurantes) ficarão as novas vagas de estacionamento. Assim, segundo a prefeitura, os motoristas que quiserem deixar seus carros ali poderão acessar as Rendeiras pelas servidões Bonifácio Rosa e Pedro Manoel Fernandes, além da Rua Mandala.
A nova via também terá calçadas dos dois lados.
Infraestrutura do binário da Lagoa da Conceição
Os trabalhos começaram pelo lado da Acácio Garibaldi, sentido Joaquina. O binário terá uma nova via, que ainda não tem nome e terá aproximadamente 900 metros, paralela à Avenida das Rendeiras, entre a Rua Mandala e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago (a estrada geral da Joaquina).
A via em construção passará sobre terrenos com vegetação nativa que pertenciam a particulares, de modo que a área está sendo limpa. Depois disso, será feita a terraplanagem; a implantação do sistema de drenagem, e a pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados) tal como nas Rendeiras. Aliás, a Rua Mandala, que tem trecho em lajotas, terá o pavimento substituído por paver até a entrada da nova via.
A Secretaria de Transportes e Infraestrutura também será a responsável pela implantação da iluminação pública da via em construção, que terá 31 postes com luminárias LED.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO