Cotidiano Compartilhar
Boa ação

Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a pagar tratamento para cães de famílias carente; entenda  

A prefeitura da Capital custeia exames e tratamento para cães com leishmaniose de famílias carentes.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto divulgação PMF
Foto divulgação PMF

O município de Florianópolis se tornou a primeira cidade do Brasil a pagar os exames e o tratamento da leishmaniose para animais de famílias carentes. A boa notícia foi divulgada pelo prefeito da Capital, Topázio Neto, na manhã desta segunda-feira (23), em sua rede social. 

O decreto foi assinado em 2021 pela cadelinha Many – que viralizou nas redes por este momento – juntamente com o prefeito à época, Gean Loureiro e a vereadora Pri Fernandes. O atual prefeito de Florianópolis foi até a DIBEA para mostrar que a Lei está sendo aplicada e que, além da coleira repelente, agora há todos os medicamentos necessários para o tratamento da doença. 

A leishmaniose é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico. O grande transmissor é o mosquito-palha, por isso a importância do repelente. 

Como explica o prefeito, os animais que não recebem o tratamento adequado, quando infectados, são aconselhados a fazer a eutanásia – procedimento para interromper a vida, sem sofrimento. Agora as famílias carentes que possuem bichinhos de estimação e notarem lesões, descamação, machucados que não curam, secreções nos olhos com frequência, entre outros sintomas, devem procurar a DIBEA para exames mais minuciosos e se a doença for identificada o animal passa a receber o tratamento. 

“Não achávamos justo que famílias carentes tivessem apenas a opção da eutanásia. Por mais que este seja um protocolo nacional, acreditamos que Florianópolis poderia ir além e oferecer os remédios. Animais se tornaram parte integrante das nossas famílias”, explicou o prefeito Topázio Neto.

Confira na íntegra o vídeo do prefeito da Capital:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.