Florianópolis declara situação de emergência por conta das chuvas
Nas últimas 24 horas, os acumulados ultrapassam os 200 mm
• Atualizado
O Prefeito Topazio Neto declarou, na noite desta quinta-feira (16), situação de emergência por conta das fortes chuvas em Florianópolis. Nas últimas 24 horas, os acumulados ultrapassam os 200 mm, e a Defesa Civil registrou cerca de 70 ocorrências.
Leia Mais
O decreto de emergência autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.
Permite também a convocação de voluntários, e demais medidas administrativas para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
A situação deve vigorar por um prazo de 180 dias.
Deslizamentos e alagamentos
Foram registrados deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares, danos à infraestrutura pública e privada, assim como danos humanos consideráveis.
Segundo a Defesa Civil Municipal, as ocorrências incluem 10 deslizamentos e colapsos de muro, 4 desabamentos de residência e 6 interdições.
“Nossa preocupação maior é com as pessoas de nossa cidade, por isso, pedimos que todos evitem sair de casa, se mantenham em locais seguros”, pede o prefeito de Florianópolis.
“Estamos em trabalho conjunto com as forças de segurança estaduais, monitorando todos os pontos críticos da cidade, e vamos mantendo todos informados”, explicou o Topazio.
A Defesa Civil Municipal segue monitorando as situações e informa que a chuva ganhou força e segue moderada nas próximas horas.
Os modelos indicam que pode persistir no decorrer da noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira (17). Com os acumulados elevados já observados ao longo do dia e somado a previsão, o alerta é máximo para deslizamentos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO