Cotidiano Compartilhar
TURISMO SUSTENTÁVEL

Fiscalização reduz superlotação na Ilha do Campeche

Desde 2025, a Ilha do Campeche passou a ser oficialmente uma Unidade de Conservação

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Fiscalização reduz superlotação na Ilha do Campeche | Foto: Allan Carvalho/PMF
Fiscalização reduz superlotação na Ilha do Campeche | Foto: Allan Carvalho/PMF

A Ilha do Campeche registrou uma queda no número de visitantes durante a primeira temporada de verão sob gestão da Prefeitura de Florianópolis. A redução no número de visitantes, observada nos meses de dezembro e janeiro, é resultado das ações de fiscalização e preservação do Monumento Natural Municipal, considerado um dos principais patrimônios ambientais da Capital.

Os dados do Programa de Visitação e Conservação do Instituto Ilha do Campeche mostram que, em dezembro, o número médio mensal de visitantes caiu de 738 em 2024 para cerca de 400 em 2025, uma redução próxima de 10 mil pessoas no comparativo entre os períodos. Ainda em dezembro de 2025, não houve extrapolação do limite diário de visitação, fixado em 800 pessoas, algo inédito em relação às temporadas anteriores.

O cenário também apresentou melhora no mês de janeiro. Em 2025, o limite diário foi ultrapassado em 10 dias, com picos de até 1.883 visitantes em um único dia, número muito acima do considerado adequado para garantir a conservação ambiental da Ilha. Já em janeiro de 2026, foram registrados apenas quatro dias de extrapolação, com máximo de 852 visitantes, indicando avanços importantes no controle de acesso, embora ainda exista margem para aprimoramentos.

Desde 2025, a Ilha do Campeche passou a ser oficialmente uma Unidade de Conservação, classificada como Monumento Natural Municipal, com foco na proteção da biodiversidade e do patrimônio arqueológico, cultural e paisagístico. A partir dessa mudança, a gestão e a fiscalização passaram a ser conduzidas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF).

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick, os números reforçam a efetividade do novo modelo de gestão. “A gestão da Ilha do Campeche sob responsabilidade municipal representa um avanço importante na preservação desse patrimônio natural. Os dados já demonstram que o trabalho está trazendo resultados positivos, e o desafio agora é manter o que está funcionando e aprimorar os processos”, destacou.

As equipes da Floram e da GMF atuam diariamente no monitoramento do embarque e desembarque de visitantes, controlando a quantidade de pessoas, a regularidade dos vouchers e o credenciamento das embarcações. Além disso, operações integradas são realizadas com outros setores municipais, como Posturas e Serviços Públicos, Procon e Vigilância Sanitária, além de órgãos estaduais e federais, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar e Capitania dos Portos.

Como reforço às ações presenciais, a Prefeitura também instalou câmeras de videomonitoramento na Unidade de Conservação, permitindo a fiscalização remota e a lavratura de autos de infração ambiental à distância, a partir da central de monitoramento da GMF.

Para a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, a experiência da última temporada contribuiu para avanços no planejamento. “Aprendemos muito com a temporada passada, que foi bastante desafiadora. Estamos em diálogo constante com os órgãos competentes e seguiremos aprimorando os processos, fortalecendo a fiscalização e utilizando a tecnologia para garantir resultados cada vez melhores”, afirmou.

A Prefeitura de Florianópolis avalia que a redução da superlotação é um indicativo de sucesso das medidas adotadas e reforça o compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável na Ilha do Campeche.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.