Cotidiano Compartilhar

Fiéis se reúnem em procissão até o alto do Morro da Cruz, em Florianópolis

Em oração e levando uma cruz, o grupo caminhou até o alto do Morro da Cruz.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Procissão no Morro da Cruz. Foto: Nereu Filho | SCC SBT
Procissão no Morro da Cruz. Foto: Nereu Filho | SCC SBT

A manhã desta Sexta-feira Santa (15) começou com procissão de fiéis em Florianópolis. Em oração e levando uma cruz, o grupo caminhou até o alto do Morro da Cruz, na região central da Capital. Os fiéis que participaram do momento de fé saíram da Igreja São Luiz, na Trindade; da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; Paróquia da Agronômica; e, Igreja do Monte Serrat.

Veja as imagens:

  • Fiéis se reúnem em procissão até o alto do Morro da Cruz, em Florianópolis (3)
  • Fiéis se reúnem em procissão até o alto do Morro da Cruz, em Florianópolis (3)

A Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa se refere ao dia da morte de Jesus, sendo, segundo o site Vatican News, um dia de luto, quando os fiéis são convidados a fixar seu olhar em Jesus Crucificado, que morreu na cruz para cumprir a sua missão. No contexto desta Sexta-feira Santa, cada um pode ficar diante da cruz e dialogar com o Senhor Jesus sobre os próprios problemas, dramas e sofrimentos.

A tradição da Via Sacra, ou as procissões, foi introduzida na Europa pelo dominicano beato Alvaro De Zamora da Cordoba em 1402 e mais tarde pelos Frades Menores.

Relembre: Campanha da Fraternidade 2022

A Campanha da Fraternidade de 2022 reflete sobre o tema da educação, com o tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26). Considerada oportuna, de suma relevância e até mesmo profética, a iniciativa propõe a reflexão: o que ocorreria com uma pessoa, um país ou uma sociedade que não levasse em conta uma formação crítica e sólida?

Essa é a terceira vez que a temática da educação é abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia de Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Realizada no Brasil desde 1964, a Campanha da Fraternidade tem como propósito ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de conversão e transformação pessoal rumo à solidariedade, a partir de um problema concreto da sociedade brasileira.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook. 

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.