Cotidiano Compartilhar
Dica

Feiras na pandemia: espaços livres são boas opções de compra

Em espaços abertos e com alimentos sempre frescos, as feiras livres são uma boa opção para abastecer a geladeira mantendo a segurança.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Arliss Amaro
Foto: Arliss Amaro

Em espaços abertos e com alimentos sempre frescos, as feiras livres são uma boa opção para abastecer a geladeira mantendo a segurança. Emanuele Mannes é feirante e trabalha com a família em uma barraca de horifruti na Feira do Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis. Feira que acontece desde 1968. A família chega antes das 4 da manhã para montar tudo e esperar a clientela, sempre mantendo os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Foto: Arliss Amaro

“Temos o álcool e procuramos sempre pedir aos clientes para manter o distanciamento. Além da máscara que é indispensável para a segurança de todos”, explica a feirante que é nora do Seu Selênio, feirante há 30 anos.

Selênio garante que na feira é possível encontrar alimentos que fazem bem para o organismo. Um dos itens da barraca que ele consome todos os dias é a cúrcuma, poderoso anti-inflamatório. Por apenas 10 reais, é possível levar 1 quilo da raiz, que se parece muito com gengibre. A nutricionista Elaine Henzel confirma a propriedade do alimento.

“A cúrcuma é muito poderosa. Pode ser consumida em forma de chá, ou ralada em um copo d’água com limão espremido. Faz bem pra imunidade e para diminuir as chances de inflamações no corpo todo”, afirma a nutricionista.

Saúde e economia andam juntas

Além dos alimentos que fazem bem para a saúde do corpo, a economista Laura Pacheco que é na feira que se consegue economizar. “As feiras tem os produtos da época e as frutas da estação, que geralmente tem um bom preço”. A economista também afirma que a variedade de produtos da feira torna possível a variação do cardápio em casa e a opção de sair do trivial “pão com manteiga e arroz com feijão”. Com a grande oferta de produtos, é possível equilibrar o cardápio gastando pouco. “As pessoas precisam ser mais curiosas quando se fala em alimentação. Existem alimentos muito saborosos e com preço muito acessível. Tem que explorar!” recomenda a economista.

Segurança e higiene sempre

Para manter as feiras livres sendo um ambiente seguro, alguns cuidados precisam ser tomados, como o distanciamento, higienização frequente das mãos e o uso de máscara, mas ao levar os itens pra casa é essencial que se faça uma boa higienização antes do consumo.

Foto: Arliss Amaro

“Com uma solução simples de 1 litro de água e 1 colher sopa de bicarbonato de sódio é possível fazer a higiene das hortaliças. Basta manter as hortaliças imersas por 30 minutos e depois lavar com água corrente e os alimentos estão prontos pra consumo” explica a nutricionista. A solução também é recomendada para diminuir os possíveis resíduos de agrotóxicos contidos nos alimentos.

Feiras de norte a sul

A capital tem várias opções de feiras livres todos os dias da semana. De acordo com o cronograma do site da prefeitura são mais de 50 feiras de norte ao sul da ilha e também no continente. Ao ar livre, animadas e coloridas, as feiras são sempre uma ótima opção. Aí na sua cidade também tem feira livre? Conta aí pra gente nos comentários.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.