Feirão da Aprendizagem reúne jovens e empresas na Grande Florianópolis
Evento será dia 1º de setembro, das 9h às 17h, na Arena Multiuso de São José
• Atualizado
A Justiça do Trabalho promoverá o 1º Feirão da Aprendizagem da Justiça do Trabalho. O objetivo é reunir empresas da Grande Florianópolis, jovens e entidades de qualificação profissional para abrir oportunidade de aprendizagem a um público na faixa dos 14 aos 24 anos. O evento será dia 1º de setembro, das 9h às 17h, na Arena Multiuso de São José.
Até o momento, são 16 empresas confirmadas e mais de 900 jovens inscritos. As empresas de médio e grande porte que precisam cumprir a cota de aprendizagem prevista na CLT, ou o jovem que busca uma vaga no mercado de trabalho, sem abandonar os estudos, podem preencher o respectivo formulário disponível no portal do TRT-12.
A aprendizagem é uma modalidade de contrato de trabalho especial, por tempo determinado de dois anos e jornada reduzida. Durante esse período, o aprendiz é capacitado na instituição de ensino profissional e na empresa, combinando formação teórica e prática. É considerada importante ferramenta para eliminar o trabalho infantil, já que obrigatoriamente o jovem precisa estar cursando ensino fundamental ou médio.
Na Grande Florianópolis, apenas 47% das vagas de aprendizagem estão preenchidas – 4,2 mil de um total de 9,9 mil. Esse percentual é um pouco maior no estado, chegando a 56%. O contrato de aprendizagem também traz algumas vantagens para a empresa. Além da mais óbvia, que é formar o profissional conforme suas necessidades, o depósito do FGTS é de apenas 2%, e não 8%, há isenção de multa rescisória e dispensa de aviso-prévio remunerado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO