Febratex inicia com expectativa de recorde de público em Blumenau
Maior feira têxtil das Américas deve receber 57 mil visitantes. No primeiro dia, cerca de 13 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica
• Atualizado
Considerada a maior feira têxtil das Américas, a 18ª edição da Febratex deve bater recorde de público neste ano e receber 30% a mais de visitantes do que na última edição, realizada em 2022. De acordo com a estimativa do Febratex Group, serão 57 mil visitantes nos quatro dias de evento. São cerca de 500 estandes, com mais de 2.700 marcas, divididos em 35 mil metros quadrados de feira. A 18ª edição da Febratex, considerada a maior edição de todos os tempos, gerou mais de R$ 3 bilhões de investimentos em negócios. A perspectiva neste ano é ultrapassar esse número. Além disso, a feira gera em torno de 5 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a economia da cidade e da região.
Entre as atrações mais esperadas da programação, a palestra ‘Renner e CLO3D: transformação digital na indústria da moda’ lotou o espaço da Conferência Febratex, onde os expositores compartilham conhecimento e experiências com o público do evento. As duas empresas debateram as inovações tecnológicas que estão revolucionando o setor têxtil, com destaque para a importância da digitalização dos processos.
Akihito Hira, líder do Digital Hub da Renner, enfatizou a relevância da captura das propriedades físicas dos materiais têxteis, que inclui desde o caimento até a textura, utilizando o Fabric Creator da CLO3D. Essa ferramenta, que combina inteligência artificial com técnicas avançadas de digitalização, permite transformar matérias-primas físicas em versões digitais precisas, acelerando o processo de desenvolvimento e garantindo maior assertividade na criação de produtos de moda.
A diretora de negócios da CLO Virtual Fashion, Kátia Suzuki, destacou o papel fundamental da inteligência artificial no aprimoramento dos processos da moda digital. Segundo Kátia, a IA é uma aliada indispensável que não apenas automatiza tarefas repetitivas, mas também expande a criatividade dos profissionais do setor. Ela ressaltou que a CLO investe continuamente em tecnologias como o Fabric Creator e outros desenvolvimentos, inclusive com a aplicação de inteligência artificial, que ajudam a indústria a se adaptar ao futuro digital, sem perder de vista a importância das habilidades tradicionais do design analógico.
Julia Lóra, gerente sênior de pesquisa das Lojas Renner, abordou a necessidade de uma mudança cultural na indústria, ressaltando a importância de pensar em produtividade de forma exponencial, especialmente com o uso de IA. Ela mencionou a importância da formação de novos profissionais para lidar com essas tecnologias emergentes e destacou as iniciativas internas da Renner, como a criação do Lab Academy e a formação de ’trend trainers’, que têm capacitado mais de 150 pessoas em 2023. Julia concluiu que, embora as roupas físicas e os processos analógicos continuem a existir, a digitalização permite maior agilidade, redução de custos e assertividade na produção, tornando-se uma vantagem competitiva para empresas de todos os tamanhos.
Programação de palestras – 21/08 (quarta-feira)
A programação de palestras para esta quarta-feira (21), contará com apresentações das marcas Moda 365, CLO Virtual Fashion, Malwee, Eurofios, ZDHC, Lojas Renner, Abit, Unifi® do Brasil e Textile TakebackTM.
Para ter acesso a programação completa acesse: https://febratex.com.br/inscricoes/
Visitação
A Febratex 2024 ocorre até dia 23 de agosto, das 14h às 21h, no Parque Vila Germânica. As inscrições para visitar a 18ª Febratex estão disponíveis apenas no local do evento, a partir da compra de ingressos, com uma taxa de R$ 50 por visitante.
Sobre a Febratex
A Febratex é a maior feira de máquinas e tecnologias têxteis das Américas. É reconhecida como a terceira maior feira mundial do setor têxtil e estrategicamente esperada pelo mercado para exibição de lançamentos da indústria e de confecção. O evento ocorre a cada dois anos.
Na última edição, em 2022, foram mais de 400 expositores representando 2,5 mil marcas, em 30 mil m² de evento. Cerca de 55 mil visitantes passaram pela Vila Germânica, em Blumenau–SC, nos quatro dias de feira. Todos os segmentos da indústria são contemplados, como fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento e confecção.
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