Faturas atrasadas e acúmulo de cobranças geram desespero nos consumidores da Celesc
Segundo a Celesc, o motivo é a troca de um sistema interno.
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Desde o final de 2024, mais de 140 mil consumidores estão sofrendo com atrasos nas faturas de energia elétrica. Essa irregularidade está acontecendo em todo o estado e, segundo a Celesc, o motivo é a troca de um sistema interno.
Após meses de atraso, alguns consumidores voltaram a receber as suas faturas. Porém, com valores exorbitantes. Em um dos casos, que foi enviado ao SCC SBT, a fatura era superior a R$ 79 mil.
Bom dia! Minha fatura veio 8 mil reais. Fui à Celesc de São José e esperei 2 horas para ser atendido. Alegaram que a Celesc de Florianópolis estava com todos os funcionários em São José devido à enchente. Em relação à fatura, trocaram o medidor e colocaram o cálculo do medidor antigo. Minha pergunta é: é normal esperar 2 horas pelo atendimento? Além disso, há o descaso na cobrança de 8 mil reais.
Gean, de São José.
Além dessa irregularidade, os consumidores estão enfrentando dificuldades em emitir a segunda via da fatura nos meios digitais. Outra preocupação é com o valor acumulado das cobranças que ainda não chegaram, como expressa Denia, moradora de Biguaçu: “minha fatura está sem vir desde que mudei em junho. Estou desesperada. Vou lá, não tem nada, zerada”.
O gerente de faturamento da Celesc, Felipe Apolinário, informou que o sistema está sendo reparado e que até fevereiro todas as faturas devem ser enviadas. O funcionário informou que a Celesc não vai cobrar juros em relação às cobranças que tiveram o envio atrasado e que haverá negociações sobre meios de pagamentos e parcelamentos.
O Procon de Santa Catarina também recebeu milhares de denúncias sobre o atraso das faturas. Nas redes sociais, o órgão informou que vai verificar a situação e encaminhar as denúncias.
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