Cotidiano Compartilhar
chuvas intensas

Família afetada pelas enchentes usa mangueira para transportar leite em SC

Produtores pensaram em alternativas para minimizar os prejuízos

• Atualizado

Emanuela Lima

Por Emanuela Lima

Imagem: Joice Back
Imagem: Joice Back

As chuvas intensas que atingem Santa Catarina desde sábado (26) estão provocando alagamentos em diversas regiões e preocupando moradores que seguem em alerta para possíveis enchentes e deslizamentos. Em São Martinho, município do Sul do estado, uma família produtora de leite do bairro Pernambuco tenta minimizar os prejuízos.

Atravessar os rios da região nesta quarta-feira (30) se tornou impossível para os produtores que estão ilhados desde sábado (26) a noite. O leiteiro, Antônio Boeing, não consegue chegar até a residência da família Back para coletar o leite, e o encaminhar à comercialização.

Joice Back conta que não consegue realizar a travessia nem pelos caminhos alternativos que costumavam ser usados em épocas de chuva. Para transportar o leite até o outro lado do rio e não prejudicar a produção e os animais, a família precisou improvisar e encaminhar o produto por meio de uma mangueira.

Estávamos com o resfriador totalmente lotado e precisávamos ordenhar as vacas para não serem afetadas, para isso, usamos baldes, potes e outros recipientes a fim de tirar a quantidade necessária para uma ordenha. Quando já estávamos com o leite armazenado, tivemos que pensar em uma saída, pois não queríamos jogar a produção fora. Nosso leiteiro, Antônio, deu a ideia de passarmos um cano por dentro do rio e mandarmos para o outro lado por meio de uma bombinha. Pensamos em passar a mangueira com uma canoa, mas a correnteza estava muito forte e não foi possível. Um dos funcionários da prefeitura trouxe o cano por dentro do rio até aqui em casa, e graças a Deus conseguimos jogar todo o leite para o caminhão.

Joice Back

Joice destacou que a comunidade ajudou no serviço e que um dos vizinhos tentou fazer o mesmo processo, mas que o rio subiu rápido e a correnteza estava forte, impossibilitando a travessia. “A mangueira enroscou em sujeiras e o leiteiro não conseguiu segurar, nossa sorte foi que outras pessoas nos ajudaram e se sensibilizaram com nossa família. Caso não conseguíssemos entregar esse leite, teríamos grandes prejuízos”.

A família ressalta que essa é a quarta enchente em grandes proporções só neste ano e que estão preocupados, pois essa aparenta “ser mais forte que as anteriores”.

Não para de chover e todos os rios que deságuam na região estão subindo muito. Estamos preparados para levarmos nossos animais para o morro e levantarmos as coisas em nossa propriedade. Na enchente de maio, o rio ficou no nível dos nossos galpões e a menos de um metro da nossa casa, que estava ilhada. Precisamos de orações e muita força para recomeçamos pela quarta vez.

Joice Back

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.