Exército vai assumir entrega de doações em Eldorado do Sul
Foram cumpridos mandados contra agentes públicos da cidade
• Atualizado
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) solicitou que o Exército assuma a entrega de doações às vítimas da enchente na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, após uma operação deflagrada no sábado (25) apontar desvios dos donativos por integrantes da Defesa Civil municipal.
Eldorado, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, foi uma das mais afetadas pelas enchentes que atingem o estado desde o fim de abril. Da população total de 39.556 habitantes, cerca de 32 mil tiveram que sair às pressas, como numa guerra, e 100% da área urbana da cidade foi atingida pela água.
Agentes da Defesa Civil de Eldorado do Sul são afastados após suspeita de desvio de doações
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou uma operação neste sábado (25), em Eldorado do Sul, após investigação apontar desvios de doações destinadas aos atingidos pela enchente, com o propósito de beneficiar potenciais eleitores de pré-candidatos.
Três agentes públicos ligados à Defesa Civil municipal foram alvo da operação, sendo que pelo menos dois deles são pré-candidatos às eleições municipais deste ano. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em residências dos suspeitos, na Prefeitura e em depósitos da cidade, que foi severamente afetada pelo temporal.
Durante a ação, foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro, entre outros materiais relevantes para a investigação. Além disso, os três integrantes da Defesa Civil foram temporariamente afastados de suas funções no órgão.
Os crimes sob investigação incluem apropriação indébita, peculato e associação criminosa, todos ocorridos durante o estado de calamidade pública devido à enchente que assolou Eldorado do Sul.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO