Cotidiano Compartilhar
Descoberta

Ex-jogador do Corinthians supera a surdez e se torna pianista aos 50 anos

Ele começou a perder a audição aos 30 anos, logo após pendurar as chuteiras

• Atualizado

Redação

Por Redação

SBT News

Por SBT News

Imagem: Flickr/ reprodução
Imagem: Flickr/ reprodução

Aos 50 anos, um ex-jogador do Corinthians encontrou na música um novo caminho de superação após perder a audição. Entre 1982 e 1983, ele atuou como atacante no time paulista e fez parte da famosa Democracia Corintiana. Com o fim da carreira no futebol e a perda de audição, a música era apenas um hobby. No entanto, Júlio César surpreendeu a todos ao se tornar pianista e compor dois concertos de música erudita.

“O futebol e a música sempre correram paralelos na minha vida”, disse Júlio César. O maior desafio foi lidar com a surdez, enfrentada com a ajuda da leitura labial. Hoje, ele demonstra que é possível compor mesmo no silêncio.

Ele começou a perder a audição aos 30 anos, logo após pendurar as chuteiras. A paixão pelo piano surgiu de forma inesperada, transformando um hobby em uma nova profissão aos 50 anos. Seu trabalho musical vai além das notas: ele criou um espetáculo inclusivo chamado “Jogadas da Vida”, que reúne músicos com deficiência.

Em suas composições, Júlio César narra histórias por meio da música. “O primeiro movimento é delicado, quase angelical. Representa meu nascimento e a tranquilidade dos meus pais”, explica. O segundo movimento reflete uma tristeza profunda, simbolizando a perda da audição. Já o terceiro é alegre, representando a reconciliação com a vida e com Deus.

Apesar de ser comparado a Beethoven, o ex-jogador mantém a humildade.“Eu sou o Júlio César, ele é o Beethoven. Ele começou no piano com 5 anos, eu com 50″, disse.

Confira a entrevista de Júlio César ao SBT

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.