Cotidiano Compartilhar
Cota racial

Ex-BBB é denunciado ao MP após acusação de fraude

O Ministério Público recebeu, nesta sexta-feira (14) uma denúncia de falsidade ideológica envolvendo Matteus Amaral

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Redes sociais
Imagem: Redes sociais

O Ministério Público recebeu, nesta sexta-feira (14) uma denúncia de falsidade ideológica envolvendo Matteus Amaral, após descobrir que ele se autodeclarou como pessoa preta para fraudar o sistema vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) em 2014.

O ativista Antonio Isuperio protocolou o documento, divulgado pelo site da revista Contigo!, solicitando uma investigação sobre a instituição de ensino e a prisão do ex-reality.

“Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideologia para adentrar a Universidade. A Faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizados. A Faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade Ideológica. Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Falsidade ideológica | Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular. Parágrafo único – Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.”

*Com informações do Fofocalizando

Ex-BBB Matteus se pronuncia após ser acusado de fraudar cota racial

O ex-BBB Matteus Amaral comentou sobre a polêmica envolvendo uma fraude do sistema de cotas do IFFar (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha), onde ele estudou.

Matteus usou os Stories de seu Instagram para se pronunciar. “Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola sob a modalidade de cotas para pessoas negras.”

O ex-BBB contou que não fez a inscrição. “A inscrição foi feita por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil.”

Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado me beneficiar individualmente dessa política, o que nunca foi minha intenção.

O ex-BBB Matteus disse que é um defensor da igualdade racial. “Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social.”

Entenda o caso

Matteus Amaral Vargas, mais conhecido como Alegrete, ex-participante do Big Brother Brasil 24 (BBB 24), está sendo acusado de fraudar cota racial para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Farroupilha.

Antes de sua participação no reality show, Matteus, que é estudante de Engenharia Agrícola, afirmou ter enfrentado dificuldades financeiras, sobrevivendo com uma bolsa de estudos da faculdade no valor de R$ 300.

A polêmica envolve o processo seletivo para cursos técnicos de nível médio e superior do Instituto Federal de Farroupilha, realizado em 2014. No edital, Matteus se autodeclarou como pessoa preta

*Com informações de AratuOn, afiliado ao SBT

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.