Evento de encerramento premia destaques da Safra da Tainha 2023 na Capital
Safra da Tainha 2023 encerrou com mais de 257 mil peixes capturados
• Atualizado
Depois de quase três meses, a Safra da Tainha 2023 encerrou no último dia 31 de julho. Em Florianópolis, a safra deste ano superou a de 2022, quando 145 mil tainhas foram capturadas. Em 2023, o total chegou a 257.069 mil peixes pescados.
E para finalizar com chave de ouro, neste sábado (5), houve a festa de encerramento no canto norte da Praia dos Ingleses, na Capital. O evento teve o apoio da Prefeitura de Florianópolis, através da Subscretaria de Pesca, Agricultura e Maricultura.
“A Safra da Tainha é mais que uma atividade econômica e cultural, é um produto turístico. Nós queremos fazer da safra do ano que vem ainda melhor e mais organizada, pois isso é cultivar a nossa tradição”, falou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Durante a festa, houve a entrega de troféus para os pescadores que se destacaram na Safra da Tainha deste ano. Uma missa também foi realizada, além de um café comunitário.
“Essa foi uma excelente safra, com aproximadamente 257 mil tainhas capturadas, ultrapassando os anos anteriores e tudo isso sem nenhuma ocorrência negativa. Só temos a agradecer. A prefeitura fez a parte dela com estrutura suficiente para os pescadores ter dignidade”, falou o secretário, Adriano Weickert.
Segundo Adriano, para 2024, 28 ranchos provisórios estão sendo construídos para auxiliar os pescadores durante a safra. “A exemplo de Jurerê que temos quatro público\privado para não termos uma poluição visual. Ano que vem será uma safra da tainha ainda melhor”, relatou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO