Estudantes de Joinville vão participar de treinamento da NASA nos EUA
O programa reunirá um seleto grupo de 35 brasileiros e jovens de outros países. A viagem acontecerá em 2024
• Atualizado
Quatro alunos de Joinville vão integrar uma comitiva que irá viajar em 2024 para o Centro de Treinamento da NASA, nos Estados Unidos. Eles são os únicos catarinenses nesta imersão de 12 dias na sede da agência especial na cidade de Houston. O programa NASA Young Leaders reunirá um seleto grupo de 35 brasileiros e também adolescentes de outros países do mundo. A viagem acontecerá entre os dias 16 de janeiro a 27 de janeiro de 2024.
Na comitiva catarinense, estarão presentes os estudantes do Colégio Bonja: Enzo Grabovski e Ruan Lino Vieira (8º anos) e também Felipe Cavion Knies e Gustavo Schmitt Ferreira (9º anos). O grupo será acompanhado pela coordenadora do programa Bilingue, Larissa de Oliveira.
Nesta semana, os estudantes receberam a visita do CEO do programa, Bruno da Costa, e da diretora Operacional da NASA, Mila Gouveia, eles ganharam um kit contendo orientações, uma camiseta e acessórios para utilização durante a viagem. Além das aulas no Johnson Space Center, em Houston, os alunos terão a oportunidade de visitar museus e universidades.
O CEO do programa, Bruno da Costa, explica que o programa de intercâmbio é destinado a jovens de 11 a 18 anos de idade e mescla estudos em um clima de tecnologia e inovação. “Esta é uma oportunidade única de vivenciar o dia a dia das atividades da agência espacial. Ao final do treinamento, os estudantes serão desafiados a criar e acionar um foguete em miniatura”, conta ele.
Alan Grabowski, que é pai do estudante Enzo Grabowski, está com boas expectativas para ampliação dos conhecimentos do filho. “Eu achava que o treinamento na agência espacial seria algo distante e, agora, torna-se realidade. Esta viagem está nos deixando muito orgulhosos”, expõe o pai.
O estudante Ruan Lino Vieira está bastante ansioso com a viagem. “Espero aproveitar bastante esta oportunidade única que estou tendo em fazer este treinamento na sede da NASA”, informa o aluno do Colégio Bonja.
Para a diretora Operacional da NASA, Mila Gouveia, o programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência única num universo diferente do tradicional, com desafios, interação com astronautas e muita troca de conhecimento. “Estarão presentes estudantes do mundo inteiro, por isso vai ser uma experiência inesquecível para estes jovens”, destaca ela.
Ao final do treinamento, os jovens recebem um Certificado de Participação emitido pela própria NASA.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO